Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 26 - segunda-feira, 28 de abril de 2025

Igreja já teve conclave que durou 2 anos e 3 meses. O mais curto levou 10 horas

Segunda 28/04/25 - 6h48

A eleição de um novo papa, conhecida como conclave, é um dos eventos mais solenes e secretos da Igreja Católica, às vezes muito polêmicos.

Realizado na Capela Sistina, no Vaticano, o conclave reúne cardeais com menos de 80 anos de idade, que permanecem isolados do mundo exterior até que um novo pontífice seja escolhido.

A votação requer uma maioria de dois terços, e o resultado é sinalizado ao público por meio da fumaça que sai da chaminé da Capela: branca para uma eleição bem-sucedida e preta para uma votação inconclusiva.

Ao longo da história, a duração dos conclaves variou significativamente, influenciada por fatores políticos, sociais e religiosos.

A seguir, destacam-se alguns dos conclaves mais notáveis:


O mais longo da história, durou quase três anos (34 meses).

A demora levou os cidadãos de Viterbo a trancar os cardeais e até remover o teto do local para pressioná-los a chegar a um consenso.

Esse conclave resultou na eleição do Papa Gregório X.

: Realizado em Avinhão, durou cerca de dois anos e três meses. As divisões entre cardeais franceses e italianos dificultaram a eleição, que culminou com a escolha do Papa João XXII.

-1292–1294: Estendeu-se por dois anos e três meses, encerrando com a eleição do eremita Celestino V, que posteriormente renunciaria ao papado.



- 1503: Após a morte do Papa Pio III, o conclave elegeu Júlio II em apenas 10 horas, sendo o mais rápido já registrado.

- 1939: O conclave que elegeu o Papa Pio XII durou apenas dois dias.

- 1978: O primeiro conclave de 1978, que escolheu João Paulo I, foi concluído em dois dias. Após sua morte repentina, um segundo conclave no mesmo ano elegeu João Paulo II em três dias.


A palavra "conclave" vem do latim *cum clave*, que significa "com chave", referindo-se ao isolamento dos cardeais durante a eleição.

Após o prolongado conclave de 1268–1271, o Papa Gregório X instituiu regras para acelerar o processo, como o confinamento dos cardeais e a redução gradual de suas refeições, medidas que influenciam os conclaves até hoje.

Atualmente, os conclaves são mais rápidos, geralmente durando entre um e quatro dias, refletindo mudanças nas normas e na dinâmica interna da Igreja.

O conclave de 2013, por exemplo, que elegeu o Papa Francisco, foi concluído em dois dias.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais