Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - terça-feira, 5 de novembro de 2024

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°81004
De: Petronio Braz Data: Quinta 17/12/2015 08:03:03
Cidade: Montes Claros

Não sou politico. Já fui. Mas uma coisa está me intrigando em tudo que está acontecendo neste País. Não sou a favor nem contra nenhum politico, muito pelo contrário, com o disse José Maria Alkmim. Podem ficar ou sair, não sou eu quem decide. Perdoem-me os que pensam de forma diferente, mas será que todos os eleitos pelo voto direto do povo têm o direito de praticar atos de improbidade administrativa e ficarem imunes porque foram eleitos? Isto é que é Democracia? Os doutos membros do Ministério Público estão chovendo no molhado quando procuram apurar atos de improbidade administrativa. Os infratores foram eleitos pelo povo (Prefeitos, Governadores e Presidente) e são imunes. Nós advogados estamos perdidos, não teremos serviço.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81003
De: Defesa Civil Data: Quarta 16/12/2015 10:57:43
Cidade: Montes Claros/MG  País: Brasil

haverá detonação: - mina expansão boa vista b790 - lafarge, em 15/12/2015, às 12:00 h.
- bancada 05 sul – jlx-mineração, em 16/12/2015, às 12:00 h.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81002
De: Fernanda Queiroz Data: Quarta 16/12/2015 11:12:13
Cidade: Montes Claros/MG

Sobe para 33 o número de casos suspeitos de microcefalia associada ao zika vírus em Minas
As formas conhecidas atualmente para a prevenção contra a febre Zika são as mesmas da Dengue, isto é, a eliminação do criadouro do mosquito do gênero Aedes - Aedes aegypti, que incluem: destino adequado de lixo, entulho, recicláveis e reutilizáveis para evitar água parada; a limpeza de objetos expostos tais como vasilhames de alimentos de cães e gatos evita a deposição de ovos da fêmea do mosquito; utilizar areia em vasos de plantas impede que se formem películas de água parada; usar filtros nos ralos dos banheiros e quintais; utilizar repelentes e vestuários que protejam os membros inferiores (local preferido pela fêmea do mosquito, por ser ricamente vascularizado); evitar abrir janelas ao amanhecer e ao anoitecer; plantar citronela nos arredores do ambiente; fazer vistoria diária nos locais de possíveis criadouros, para que não se tornem focos; acionar a vigilância ambiental de sua cidade, nos casos de criadouros em lotes vizinhos. Ao se considerar que a Zica provoca microcefalia orienta-se a população ao uso de métodos contraceptivos em períodos de epidemia.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81001
De: Maria Luiza Silveira Teles Data: Terça 15/12/2015 17:15:40
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

FESTAS DE FIM DE ANO

Vivemos tempos de festas, tempos de reencontro com amigos, que moram fora, e de encontro com a família. Embora, nada seja tão agradável quanto antes, quando nossos pais eram vivos, não podemos negar que mesmo as lembranças são boas companheiras e por elas devemos agradecer.
São tempos de contemplação do Divino e de reflexões.
Quando um ano termina e outro começa, nossos corações se enchem de esperanças. Esperança de um mundo novo e de uma vida nova.
Entretanto, a verdade é que nada pode se modificar se não modificarmos a nós mesmos. Aliás, a única mudança que podemos realizar é a mudança de nosso interior.
É preciso crescer e, para isso, temos que enfrentar nosso lado obscuro e trabalhar seriamente na sua transformação. Somente assim estaremos vibrando numa sintonia mais alta. Quando agimos dessa forma o Universo responde com acontecimentos positivos.
De nada vale nos queixarmos dessa sociedade materialista, violenta, fútil, vazia, amoral, injusta, corrupta, consumista, se nós não nos tornamos pessoas mais espiritualizadas, pacíficas, justas, bondosas e incorruptíveis.
Estudando a História, podemos perceber que todas as civilizações que perderam a viga-mestra de seu sustentáculo, os valores considerados eternos, os mesmos discutidos por Sócrates, Platão, Confúcio, Cristo e tantos outros, caminharam inexoravelmente para o seu fim.
Acredito que o mesmo acontece com a nossa civilização. Ela está seriamente doente e o término de qualquer doença grave costuma ser a morte.
Portanto, é tempo de agradecer e pedir a coragem de nos vermos como somos realmente e começarmos a nossa mudança interior.
Acostumei-me sempre a dizer que existe em nosso planeta o Movimento Silencioso do Bem. O mal é barulhento e enraizou-se em nossa sociedade promovendo a deterioração da mesma. Mas, silenciosamente, ainda há aqueles que promovem o Bem através de ações amorosas.
Estes são a esperança da construção de um mundo novo, de uma sociedade realmente fraterna. Não falo em religiões, mas no Bem. Porque, infelizmente, existe um número enorme de pessoas que, em nome de suas religiões, promovem a discriminação e a violência.
O próprio Papa atual, que governa uma das maiores religiões do planeta, vem falando repetidamente das doenças graves de que sofre a maioria de seus representantes, inclusive aqueles de uma hierarquia superior.
De nada vale a pessoa bater no peito, frequentar os templos, ouvir as pregações, estudar a Bíblia, o Alcorão, o Torá, o Vedas, o Bhagavad Gita ou outro qualquer se não se transforma.
Acho que já é do conhecimento de todos a famosa frase com a qual o Dalai Lama respondeu à pergunta de Leonardo Boff num encontro dos dois. A pergunta foi: “Sua Santidade sabe dizer-me qual a melhor religião?”. Ele esperava que o Dalai dissesse: “O Budismo”, mas ele respondeu: “Aquela que te faz melhor”. É disso que estou falando.
Acho que esta é a hora de nos ajoelharmos, humildemente, diante da Divindade e pedirmos: “Oh, Senhor, me faz uma pessoa melhor para que eu possa ajudar a transformar o mundo e termos, no próximo ano, um ano pleno de novas realizações do Bem”.
Acho que devemos nos lembrar que até pra fazermos alguma crítica aos outros, ao governo ou à qualquer entidade ou instituição, devemos, em primeiro lugar, termos um comportamento exemplar e estarmos trabalhando seriamente em nossa melhoria interior.

Maria Luiza Silveira Teles
( Presidente eleita da Academia Montes-clarense de Letras e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81000
De: Manoel Hygino Data: Terça 15/12/2015 09:25:00
Cidade: Belo Horizonte

O futuro nebuloso

Manoel Hygino - Hoje em Dia

Não era propósito deste redator falar da situação dramática do país em que nasceu. Ao homem que ama a terra, sua gente, sua cultura, suas tradições e seu passado, confiante no futuro, assistir aos fatos presentes dói profundamente. Quem é o culpado pelo que ora acontece, pela encrenca em que fomos metidos e que compromete a imagem externa do país e as atuais gerações?
Os brasileiros conhecem a que ponto chegaram (ou chegamos), mas não sabem como dele sair. Eis a essência do problema. Na era Getúlio, no exercício do segundo mandato, quando o presidente descobriu que a nação se deixara carregar a um mar de lama (a expressão é dele), sentiu que não poderia deixar-se resvalar pela correnteza corrompida; assumiu a solução drástica, corajosa, trágica: suicidou-se com em tiro no coração. Era 24 de agosto de 1954.
Transposta a barreira do século, longe do local do ato sinistro, a situação do Brasil não é melhor. A sede do governo não é mais no Rio de Janeiro, a residência oficial dos chefes de governo se transferiu ao Palácio da Alvorada que Juscelino inaugurou. Executivo, Legislativo e Judiciário ganharam, com traços de Niemeyer, sedes belas e amplas, mas não o suficiente para contemplar a desmedida ambição dos homens.
Haja vista, a infinidade de processos e investigações que autoridades da República, por suas vias, responsáveis e conscientes, abriram, com toda a divulgação que a imprensa propicia aos remas de interesse pátrio.
Esta é uma hora sumamente grave na vida deste país e desta nação. Evoluímos em muitos sentidos, mas, sobretudo na malversação de dinheiros do povo, no uso indevido e delituoso da máquina administrativa, na falta de sensibilidade aos mais caros anseios, demandas e reivindicações do cidadão.
Pesquisa nacional do Data Folha, em novembro passado, apontou a corrupção como principal problema da atualidade. Seguem saúde, desemprego, educação e violência, embora – num plano amplo – a corrupção abranja todas as demais áreas, constituindo, em última instância, uma forma de violência contra o cidadão e a sociedade. Ela, contudo, ganhou maior força junto à opinião pública, a partir de junho de 2013, quando marcou recorde na série histórica entre nós. Por que? Bela pergunta.
Muitas figuras eminentes da república (convém com r ou com R?) estão na mira das autoridades neste lúgubre ocaso de ano: Que futuro lhes é reservado? E para nossa gente?
A abertura do processo de impeachment da presidente é iniciativa estritamente em consonância com o Estado em que vivemos e a legislação, embora motivos torpes e personagens altamente suspeitos tenham investido em sua aprovação. A despeito de numerosas investigações e da origem e natureza dos fatos delituosos estarem em apuração, verdade é que algo de podre persiste neste reino. Exige plena e aprofundada apuração, para que se resgate a confiança do cidadão e da sociedade nos homens que regem os destinos nacionais. Apuração. E punição, evidentemente.
Caso contrário, todo esforço e sacrifício da população estarão frustrados de vez.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80999
De: Prefeitura Data: Segunda 14/12/2015 20:49:31
Cidade: Montes Claros

Prefeito de Montes Claros fala sobre acusações da Receita Federal - Durante coletiva realizada na tarde desta segunda-feira, 14, o prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz, falou com a imprensa sobre as investigações da Receita Federal que o colocam como importador oculto de bens hospitalares avaliados em aproximadamente 10 milhões de reais.
Para rebater as acusações ainda sem o devido processo legal ordenado e baseadas, segundo o prefeito, em mentiras, foi convocada pelo próprio prefeito e por representantes do seu grupo empresarial uma entrevista coletiva no local que está sendo acusado de ser o beneficiário do material apreendido no porto da cidade paulista de Santos pela Receita Federal, o Hospital das Clínicas Mário Ribeiro da Silveira.
Segundo a médica e deputada federal Raquel Muniz, esposa do prefeito, em nenhum momento houve importadores ocultos, posto que a Soebras, empresa de caráter filantrópico, possui uma presidente – Ivanilde Soares Queiróz Almeida, um diretor geral do Hospital das Clínicas Mário Ribeiro – Jhonatan Rodrigues, além do responsável pela administração do grupo que tem sua sede localizada na capital federal - Matheus Borges Muniz. Por outro lado, afirmou que a Receita Federal cumpriu visitas a locais e pessoas sem o devido mandado judicial, amparados na política do terror e às 6 horas da manhã dessa segunda feira, 14.
Para o prefeito, essa importação do material da empresa alemã Dräger, com sessenta anos de atuação no Brasil e que comanda 80% da indústria hospitalar na Europa e EUA, foi feita pela Soebras, posto que a Amas não disporia de teto para trazer do exterior mercadorias além do seu limite de 150 mil dólares. Mas diante da decisão da Receita Federal em reter o material no porto de Santos, sob a acusação de favorecimento ao prefeito e sua esposa, a compra não foi efetivada e o material acabou não sendo pago.
No próximo dia 18 Ruy Muniz se reúne com a presidência da Dräger para a América Latina, em São Paulo, quando tentarão uma solução para o caso. "O material não chegou a ser nacionalizado, por isso não poderia ser alvo de retenção por parte da Receita Federal", disse. Além disso, os crimes pelos quais a Receita Federal tenta imputar a ambos como evasão de divisas não encontraria respaldo, haja vista que não foi feita nenhuma transferência de valores para a empresa alemã: "Quem faria isso é o Banco do Brasil que, de posse dos valores da Soebras, faria a conversão para a moeda europeia – o Euro - e depois faria o pagamento à empresa Dräger. Como o pagamento não foi feito, não existiriam tais crimes".
Sobre a acusação de favorecimento à deputada federal Raquel Muniz e ao prefeito Ruy Muniz por parte da Receita Federal e do Ministério Público na compra de equipamentos da Alemanha, a deputada novamente colocou seu sigilo bancário e do seu marido para serem quebrados quando as autoridades quiserem. “Não temos o que esconder. Se estamos afastados da instituição Soebras é porque somos, agora, agentes políticos, portanto, eticamente obrigados a nos distanciarmos dos nossos negócios,” afirmou.
"A Soebras, instituição que administra as empresas, está com vida financeira saudável, movimentando a favor de estudantes e pacientes em todo o país mais de 500 milhões de reais ano, e que não precisaria sonegar 2 milhões de reais em impostos, comprometendo toda uma vida dedicada à cidade e à região", esclareceu Raquel Muniz.
Foram apresentados na coletiva as pessoas que comandam as entidades que, segundo a Receita Federal, seriam os "laranjas" a serviço do casal Muniz, além de farta documentação comprobatória da lisura da transação internacional realizada entre a Soebras e a empresa alemã Dräger. A acusação de que tanto a deputada Raquel Muniz quanto o prefeito Ruy Muniz estariam usando de prestígio político para pressionar agentes públicos também é rebatida, já que qualquer cidadão e a qualquer tempo pode requerer audiência com qualquer servidor público.
Quanto a uma possível destinação dos bens retidos, a Receita Federal também se equivocaria, posto que a aparelhagem moderna para o hospital das Clínicas Mário Ribeiro da Silveira foi feita sob medida, pelo tamanho da sala e outras medidas levadas em consideração quando os técnicos alemães estiveram em Montes Claros para formalizarem a venda à Soebras. “O problema da Receita Federal de Montes Claros é que eles não estão acostumados com importação e exportação, daí essa confusão sobre o material apreendido", concluiu Ruy Muniz.

***

O Tempo - 14/12/15 - Receita representa contra prefeito e deputada federal por seis crimes - Representação aponta o casal Ruy e Raquel Muniz como autores dos crimes de advocacia administrativa, estelionato, evasão de divisas e lavagem de dinheiro, descaminho, associação criminosa e falsidade Ideológica - José Vítor Camilo - A Delegacia da Receita Federal em Montes Claros, no Norte do Estado, efetuou nesta segunda-feira (14) uma Representação Fiscal para Fins Penais ao Ministério Público Federal (MPF) que tem o objetivo de ajuizar ação criminal por seis crimes diferentes cometidos pelo prefeito da cidade, Ruy Muniz (PRB) e por sua esposa, a deputada federal Raquel Muniz (PSC). Eles são acusados de advocacia administrativa, estelionato, evasão de divisas e lavagem de dinheiro, descaminho, associação criminosa e falsidade Ideológica.
As irregularidades fiscais teriam sido descobertas no final de 2014, após a apreensão no porto de Santos (SP) de equipamentos médicos importados da Alemanha e teriam como destino o Hospital das Clínicas Mário Ribeiro da Silveira, mantido pela Funorte e pela Associação Educativa do Brasil (Soebras), entidades fundadas pelo prefeito.
Entretanto, ainda de acordo com a Receita Federal, a aquisição dos itens, que na época da apreensão eram avaliados em mais de R$ 8,9 milhões, aconteceu por meio da Associação Mantenedora de Estabelecimentos Escolares, Promoção e Ação Social (Amas Brasil), entidade que, por ser supostamente ligada à prefeitura Municipal de Montes Claros, teria imunidade tributária.
Para importar produtos, qualquer empresa precisa estar habilitada no Sistema de Comércio Exterior. Diante disso, primeiramente foi feito um pedido em nome da entidade municipal no valor de R$ 150 mil, já que, por ser sem fins lucrativos, a Amas não poderia adquirir os equipamentos de alto valor. Depois, a associação entrou com um novo pedido, desta vez com valor ilimitado. A justificativa dada pela entidade era de que pegaria um empréstimo com a Soebras, que é a real beneficiária dos produtos avaliados em em quase R$ 9 milhões, já que os equipamentos iriam para o hospital.
As investigações apontaram para a evidente interposição fraudulenta, a ocultação dos reais importadores (Ruy e Raquel Muniz) e a falta de comprovação da origem, disponibilidade e efetiva transferência dos recursos empregados na operação de comércio exterior. Diante disso, foi imposta a pena de perdimento dos produtos apreendidos, que poderão ser incorporados ao patrimônio público, leiloados ou doados.
Ainda de acordo com a Receita Federal, o prefeito Ruy Muniz e a deputada Tânia Raquel Muniz arquitetaram toda a fraude para importar os equipamentos médicos para o Hospital por meio das duas associações. Eles, que não são integrantes reais das entidades, contavam com laranjas como integrantes dos Conselhos Fiscais e Diretorias, tanto da Amas como da Soebras.
O perdimento dos itens apreendidos por caracterização de dano ao erário só foi determinado depois de transcorrido o contraditório e a ampla defesa. "As decisões judiciais, tanto na primeira quanto na segunda instância, foram desfavoráveis aos autuados", disse nota divulgada pela Receita. Além disso, a empresa europeia também ajuizou um mandado de segurança para a devolução dos bens ao exterior, também tendo recebido uma decisão judicial desfavorável.
Por fim o órgão federal precisou que as informações não estão abrangidas por sigilo fiscal em razão da Representação Fiscal e de os fatos terem sidos trazidos pelo prefeito e pela deputada em mandado de segurança impetrado, que tinha o objetivo de atrasar os procedimentos executados pela Receita.
Ainda haverá representação aos Ministérios da Saúde, da Educação e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, com o intuito de cassar a Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social da Amas, da Soebras e do Hospital Mário Ribeiro.
Coletiva
Após a apresentação dos resultados das investigações por parte da Receita Federal, o prefeito Ruy Muniz convocou uma coletiva de imprensa nesta tarde no Hospital das Clínicas. Segundo ele, as acusações são baseadas em mentiras e ainda não tem o devido processo legal instaurado. "A Soebras, empresa de caráter filantrópico, possui uma presidente – Ivanilde Soares Queiróz Almeida, um diretor geral do Hospital das Clínicas Mário Ribeiro – Jhonatan Rodrigues, além do responsável pela administração do grupo que tem sua sede localizada na capital federal - Matheus Borges Muniz", alegou.
A sua mulher, a médica e deputada federal Raquel Muniz, afirmou ainda que a Receita Federal cumpriu visitas a locais e pessoas sem o devido mandado judicial, amparados na política do terror e às 6 horas da manhã dessa segunda-feira.
"A importação do material da empresa alemã Dräger foi feita pela Soebras, posto que a Amas não disporia de teto para trazer do exterior mercadorias além do seu limite de 150 mil dólares. Mas diante da decisão da Receita Federal em reter o material no porto de Santos, sob a acusação de favorecimento, a compra não foi efetivada e o material acabou não sendo pago", afirmou o município.
Na próximas sexta-feira (18), o prefeito se reunirá com a presidência da empresa alemã, em São Paulo, para tentarem uma solução para o caso. "O material não chegou a ser nacionalizado, por isso não poderia ser alvo de retenção por parte da Receita Federal", disse Ruy Muniz. Além disso, segundo ele, o crime de evasão de divisas, imputado às eles, não encontraria respaldo, já que não foi feita nenhuma transferência de valores.
"Quem faria isso é o Banco do Brasil que, de posse dos valores da Soebras, faria a conversão para a moeda europeia – o Euro – e depois faria o pagamento à empresa Dräger. Como o pagamento não foi feito, não existiriam tais crimes", defendeu-se o chefe do executivo.
Durante a entrevista a deputada colocou seu sigilo bancário e do marido a disposição para serem quebrados. “Não temos o que esconder. Se estamos afastados da instituição Soebras é porque somos, agora, agentes políticos, portanto, eticamente obrigados a nos distanciarmos dos nossos negócios,” afirmou.
"A Soebras, instituição que administra as empresas, está com vida financeira saudável, movimentando a favor de estudantes e pacientes em todo o país mais de 500 milhões de reais ano, e que não precisaria sonegar 2 milhões de reais em impostos, comprometendo toda uma vida dedicada à cidade e à região", alegou Raquel Muniz.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80998
De: Defesa Civil Data: Segunda 14/12/2015 09:22:37
Cidade: Montes Claros/MG  País: Brasil

haverá detonação na bancada 05 sul – jlx-mineração, 14/12/15, às 12:00 h.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80997
De: Alberto Sena Data: Segunda 14/12/2015 08:51:58
Cidade: Grão Mogol

(...)
De tudo isso e algo mais os interessados na nova especialidade – “pequisologia” – devem saber antes de se submeterem ao vestibular. As vagas para o curso novo são pouquíssimas. Podem ser contadas nos dedos de uma das mãos. Só quem tem quatro dedos numa das mãos não poderá fazer inscrição, em qualquer pequizeiro encontrado no sertão.
Ser “pequisólogo” depende também do estado de espírito de cada candidato. Quem tiver espírito de porco, não obterá êxito. Pior ainda será se o espírito de porco for de porco-espinho, porque bastam os do pequi. Ora, bolas e bolotas! (...) (Clique aqui para ler toda a mensagem na seção Colunistas)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80996
De: José Ponciano Neto Data: Segunda 14/12/2015 08:51:22
Cidade: Montes Claros

(...)E a Serra do MELO? Esta, coitada!! A cada ano vem perdendo a sua biodiversidade, e no rastro das tragédias (queimadas) não faltam os oportunistas, que de olho em cargos e nas eleições procuram notoriedade.
Pobres Rios, Mares, Ar e Serras, como têm gente de péssima índole ganhando com as suas tragédias. - Como tem gente querendo que o Doce não revigore. - Como tem gente querendo que não chova; pois, a falta de chuva e a desertificação são os meios de ganhar dinheiro e notoriedade. - Como tem gente querendo abraçar as tragédias hídricas. - Como tem gente semeando demagogia.
“É gente estúpida / é gente hipócrita / os lucros são muito grandes e ninguém quer abrir mão / Vamos acreditar na vitória do bem sobre o mau”.
Pobre natureza!(...) (Clique aqui para ler toda a mensagem na seção Colunistas)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80993
De: Alzemar Veloso Data: Segunda 14/12/2015 07:23:23
Cidade: Minas Gerais  País: Brasil

Hoje de acordo com Edital n° 03/2016 do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez deveria estar acontecendo as inscrições pelo Site: www.lorenzofernandez.com.br mas acontece que a plataforma não funcionando, neste momento estou tentando inscrever o meu filho e o site não abriu link para inscrição. No sábado um amigo meu perdeu a inscrição pois entrou no site às 7:00 horas conforme previsto fez a inscrição e na hora de concluir não conseguiu e somente depois que conseguiu se inscrever por celular ficando na lista de espera o que gerou prejuízo para ele. O Site está apresentando problema desde sexta-feira e a plataforma não está oferecendo condições para que as inscrições sejam feitas por este meio.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80992
De: Petrônio Braz Data: Domingo 13/12/2015 17:41:03
Cidade: Montes Claros

Cada pessoa segue a sua vida. Isto é natural. Mas existem pessoas especiais que merecem um tratamento diferenciado. Sempre tenho me encontrado, na Praça da Matriz, aos domingos pela manhã, com Chita do Pandeiro, figura folclórica. Hoje ele permaneceu por mais de uma hora em minha mesa, com seu pandeiro em surdina, para não atrapalhar as conversas, exibindo gratuitamente a sua arte. De quando em quando fazia um malabarismo com o instrumento. Acompanhava as músicas de eram ouvidas, vindas de um carro estacionado nas mediações. Ele, no momento, não sei antes, não bebe, não fuma, não usa drogas, mas sente-se que é carente de reconhecimento, de apoio, de respeito à sua arte.
Ele – Chita do Pandeiro – foi premiado no Programa “Se Vira nos 30”, do Faustão. É uma figura ímpar. Tem orgulho de sua arte, mas parece, não é feliz. Não tem uma renda fixa, pequena de seja, que garanta o seu sustento, que lhe dê tranquilidade para exercer a sua arte.
Ao Estado (União, Estados e Municípios) compete a preservação dos patrimônios culturais, que não são apenas materiais, mas principalmente humanos. Chita do Pandeiro é um patrimônio cultural de Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80991
De: Luiz Ortiga Data: Domingo 13/12/2015 13:01:01
Cidade: BRASILIA/DF

Preocupante o aumento das reclamações dos motoristas e o "não estar nem aí por parte das autoridades". Está ocorrendo uma opção natural dos motoristas em sabendo que a reta é o caminho mais curto entre dois pontos. O motorista que saí de SP( procurava a Rio/Bahia até que percebeu que havia uma ligação Montes Claros/BR 116. Passaram a fazer SP até BH, pela 381-(Fernão Dias) até Betim e ali entrando para pegar Contagem/Neves e a BR 135/251 até a BR 116. A opoção também era Uberlandia/Montes Claros pela 365, continuando pela 251 até a 116. O grande problema é que as rodovias BH/Montes Claros(Montes Claros/BR 116) são pista de uma só faixa e mão dupla. Os trechos ficaram subdimensionados para o tipo de uso. Carretas-tipo trem de alta tonelagem e dimensões máximas permitidas. Existe a lei natural do mais forte e colocam em perigo maior os motorista de autos de menor porte que transitam ente M.Claros até o entroncamento BR 135/BR 040 (dista 130 de BH) daí vai para Brasília-DF. sto significa que temos 280 km de perigo! Entre o balão de Brasília e Montes Claros. Uma estrada estreita e ocupada por veículos de grande (bota grande nisso)porte, ceifando vidas dos montesclarenses que usam a rodovia e sabedores que estarão arriscando a vida numa roleta-russa. A duplicação pura e simples da rodovias 135/251 não seria um favôr, mas uma simples retribuição do que o Estado de MG e o Brasil faturam em impostos sobre tudo na região em que estas rodovias cruzam. O Norte de Minas ficará famosa como a região mais injustiçada do país. Será que precisaremos de outro ou outros Tiradentes?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80990
De: Carlos Data: Domingo 13/12/2015 09:49:57
Cidade: Montes Claros

Sobre as usinas de som que circulam pelas ruas de Montes Claros, vejam a noticia que vem de São Paulo.
Som alto em carros agora está proibido em todo Estado de São Paulo. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) sancionou nesta sexta-feira, dia 11, lei que restringe o som alto em carros estacionados. O limite é de 50 (decibéis – unidade de medida de som), menos por exemplo,que o som de um liquidificador (70 decibéis, segundo estudo divulgado pelo Senado).
A partir daí de 50 decibéis, a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que o som pode causar prejuízos ao ser humano. Alckmin sancionou lei de autoria dos deputados deputados Coronel Camilo (PSD) e Coronel Telhada (PSDB)
A lei prevê multa de R$ 1 mil em caso de descumprimento, valor que pode chegar a R$ 4 mil em caso de reincidências. O veículo também pode ser recolhido. A lei não prevê punição para som alto em carros em movimento.
A regra vale para veículos estacionados em vias públicas ou calçadas particulares de guias rebaixadas. Segundo comunicado do governo, o Estado se adequa a Constituição Federal que determina ser também competência dos Estados legislar sobre qualquer tipo de poluição e garantir a proteção e a defesa da saúde. “A Lei prevê punição sobre aqueles que promovem desordem, infringindo outras legislações, causando poluição sonora que agride diretamente os seres humanos”, afirma o comunicado. O motorista ainda pode responder criminalmente por perturbação do sossego.
“Destaque-se que a Lei das Contravenções Penais (Decreto-lei nº 3.688/41), em seu artigo 42, tipifica a conduta de quem perturba o trabalho ou o sossego alheios com gritaria ou algazarra, assim como abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos. A Lei 9.065/98 (lei dos Crimes Ambientais) considera crime passível de pena de detenção e multa “causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana” (artigo 54).”, afirma a assessoria do governador.

Leia abaixo a lei na íntegra


LEI Nº 16.049,
DE 10 DE DEZEMBRO DE 2015
( Projeto de lei nº 455/15, dos
Deputados Coronel Camilo - PSD, e
Coronel Telhada - PSDB)
Dispõe sobre a emissão de ruídos sonoros provenientes
de aparelhos de som portáteis ou instalados
em veículos automotores estacionados e dá
outras providências
O GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO:
Faço saber que a Assembleia Legislativa decreta e eu promulgo
a seguinte lei:

Artigo 1º - A fim de preservar a ordem pública e a incolumidade das pessoas, os veículos automotores estacionados em vias e logradouros públicos do Estado ou em áreas particulares de
estacionamento direto de veículos por meio de guia rebaixada ficam proibidos de emitir ruídos sonoros classificados de alto nível pela legislação vigente mais restritiva, provenientes de
aparelhos de som de qualquer natureza e tipo, portáteis ou não, ainda que acoplados à carroceria ou rebocados pelos veículos.

§ 1º - Entende-se por aparelhos de som, para os fins desta lei, todos os tipos de aparelho eletroeletrônico reprodutor, amplificador ou transmissor de sons, sejam eles de rádio, de televisão,
de vídeo, de CD, de DVD, de MP3, de iPod, celulares, gravadores, viva voz, instrumentos musicais ou assemelhados.

§ 2º - Entende-se por vias e logradouros públicos, para os fins desta lei, a área compreendendo o leito carroçável, o meiofio, as calçadas, a entrada e saída de veículos nas garagens e
todas as áreas destinadas a pedestres.

§ 3º - Excluem-se das proibições estabelecidas no “caput” deste artigo os aparelhos de som utilizados em veículos automotores em movimento, cuja fiscalização obedece à legislação
federal, veículos profissionais previamente adequados à legislação vigente e devidamente autorizados, bem como veículos publicitários e utilizados em manifestações sindicais e populares.

Artigo 2º - A infração ao disposto nesta lei acarretará a aplicação de multa no valor de R$ 1.000,00 (mil reais), calculado em dobro na primeira reincidência e quadruplicado a partir da
segunda reincidência.

§ 1º - Entende-se como reincidência o cometimento da mesma infração num período inferior a 30 (trinta) dias.

§ 2º - O valor da multa de que trata o “caput” deste artigo será atualizado anualmente pela variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA, calculado pelo Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística, acumulada no exercício anterior, sendo que no caso de extinção desse índice será adotado outro, criado por legislação federal, que reflita a perda do poder aquisitivo da moeda.

Artigo 3º - Além da aplicação da penalidade prevista no artigo 2º desta lei, em caso de recusa do atendimento da ordem de abaixar o som, adequando-o aos padrões estabelecidos pela
legislação vigente mais restritiva, a autoridade responsável pela fiscalização apreenderá provisoriamente o aparelho de som ou o veículo no qual ele estiver instalado.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80989
De: Marcelo Eduardo Freitas Data: Sábado 12/12/2015 15:50:27
Cidade: montes claros  País: Brasil

A TRAGÉDIA DE MARIANA E O SILÊNCIO DE MARINA

* Marcelo Eduardo Freitas
 
Os acidentes com barragens, de um modo geral, são mais comuns do que se concebe. Revelam, quase sempre, deficiências no manejo de suas estruturas e certo descaso com a legislação, especialmente a ambiental.
Fundada em 1977, sendo responsável pela produção de pequenas bolas de minério de ferro empregadas na produção de aço, a mineradora Samarco, controlada pela Vale e pela anglo-australiana BHP Billiton, é a 10ª maior exportadora do Brasil. A empresa atua em Minas Gerais e no Espírito Santo, estados por onde a tragédia se mostrou mais estridente, particularmente por serem cortados pelas águas do Rio Doce, mais importante bacia hidrográfica totalmente incluída na Região Sudeste, com cerca de 853 km de extensão.
A China, no ano 1975, registrou o maior incidente na área, após o rompimento de duas grandes barragens, sucedido pela ruptura de outras 62 estruturas secundárias. A catástrofe ocasionou a morte, direta ou indiretamente, de 230 mil pessoas. O Canadá, por seu turno, também amargurou tragédia similar, quando a barragem da mineradora Imperial Metals rompeu em Mount Polley, na Columbia Britânica, e liberou 14,5 milhões de metros cúbicos de resíduos, dos quais 4,5 milhões de areia contaminada. Não houve registro de mortes. A Itália também sofreu com o descaso ambiental: em julho de 1985, a ruptura da barragem de Stava causou a morte de 268 pessoas.
No Brasil, a tragédia de Mariana, com o rompimento do dique do Fundão, liberou 62 milhões de metros cúbicos de lama e rejeitos, que percorreram cerca de 500 Km, até desembocar em alto-mar. Passados pouco mais de um mês do drama, 15 corpos foram encontrados. 8 pessoas ainda estão desaparecidas.
A atuação do governo brasileiro na tragédia não tem sido considerada satisfatória. Recentemente, a ONU fez duras críticas ao que considerou uma resposta "inaceitável" por parte dos mandatários de nossa nação, além da Vale e da BHP Billiton. A ausência de divulgações precisas sobre os riscos gerados pela enorme quantidade de lama no Rio Doce foi uma das principais queixas. Obviamente, as observações da ONU são procedentes. "As providências tomadas pelo governo brasileiro, a Vale e a BHP para prevenir danos foram claramente insuficientes. As empresas e o governo deveriam estar fazendo tudo que podem para prevenir mais problemas, o que inclui a exposição a metais pesados e substâncias tóxicas. Este não é o momento para posturas defensivas".
A digressão acima vista, com viés manifestamente crítico, mas completamente apartidário, tem um gritante propósito: chamar a atenção para o silêncio eloquente e absurdo daquela que se autoproclamou porta voz das questões ambientais e fundadora do partido rede sustentabilidade. Sim, caro leitor, onde está Marina Silva? Por que mantém o mais absoluto silêncio sobre a terrível tragédia humana acima relatada, a nosso sentir a maior desdita ambiental do país?
Marina Silva representava o que se denominou de "terceira via" em 2010. Repetiu o mesmo desempenho de votos nas eleições de 2014. 22 milhões de pessoas acreditaram nela. Inclusive eu. Mas, com pesar, constata-se que pouco ou nada fez para quem se anunciava como uma das principais lideranças do "ambientalismo" em nossa nação. "Será que a obtusidade política e o oportunismo seletivo de Marina é tão cretino quanto se imagina? Será que as ligações de Marina com financiamento de campanhas e seus diversos ‘aliados` de gigantescas empresas brasileiras, tão conhecido por todos, são igualmente espúrias como o são de toda a nossa classe política?"
Chico Xavier dizia que "a omissão de quem pode e não auxilia o povo, é comparável a um crime que se pratica contra a comunidade inteira". A neutralidade e a mudez diante da injustiça é pior que a própria injustiça. O ímpio, pelo menos, tem a coragem de ser ímpio ao cometer a injustiça. Agora, o convenientemente silente se faz conivente por covardia, cometendo a injustiça por omissão. Infere-se do ímpio, mormente, apenas um pecado! Infere-se do omisso, todos os outros, somados à sua patente covardia.
Mariana sofreu pela ação dos maus. Marina erra ao omitir-se do bem. E assim caminha o nosso futuro político. Sem lideranças constituídas. Difícil acreditar em alguém. Mais difícil ainda é confiar em partidos políticos. Mas, sei, é preciso buscar luz no fim do túnel. Fazer hoje, matutando no porvir. Como diria Paulo Freire, "pensar no amanhã é fazer profecia, mas o profeta não é um velho de barbas longas e brancas, de olhos abertos e vivos, de cajado na mão, pouco preocupado com suas vestes, discursando palavras alucinadas. Pelo contrário, o profeta é o que, fundado no que vive, no que vê, no que escuta, no que percebe... fala, quase adivinhando, na verdade, intuindo, do que pode ocorrer nesta ou naquela dimensão da experiência histórico-social." "Aos navegantes destas águas turvas", originárias ou não de Mariana, resta a esperança de que a decepção não estanque a vontade consciente de acertar do povo brasileiro. Oxalá tenhamos dias melhores!

(*) Delegado de Polícia Federal e Professor da Academia Nacional de Polícia

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80988
De: Petrônio Braz Data: Sábado 12/12/2015 07:56:36
Cidade: Montes Claros

Estou indo agora a Várzea da Palma para as comemorações dos cinquenta anos de formatura da primeira turma de ginasianos da cidade. Eu era diretor do Ginásio e professor de matemática e história da turma. Passaram-se cinquenta anos, mas continuo ligado à cidade, da qual sou cidadão honorário, e à sua gente.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80987
De: Delegacia da Receita Federal do Brasil Data: Sexta 11/12/2015 20:31:11
Cidade: Montes Claros

Nota à Imprensa

Assunto: Aduana. Perdimento de Bens (equipamentos/aparelhos médicos). Associação Mantenedora de Estabelecimentos Escolares, Promoção e Ação Social – Amas Brasil). Interposição Fraudulenta. Ruy Adriano Borges Muniz e Tânia Raquel Queiroz Muniz. Importadores Ocultos.

A Delegacia da Receita Federal do Brasil em Montes Claros informa e esclarece que o procedimento especial de fiscalização envolvendo a retenção/apreensão dos equipamentos médicos importados, supostamente pela Associação Mantenedora de Estabelecimentos Escolares, Promoção e Ação Social (Amas Brasil), foi concluído, com a imposição da pena de perdimento desses produtos.

Em conformidade com os resultados da investigação levados a efeito pela Receita Federal, ficou evidente a interposição fraudulenta; ocultação dos reais importadores (Ruy Muniz e Raquel Muniz); e falta de comprovação da origem, disponibilidade e efetiva transferência dos recursos empregados na operação de comércio exterior.

O Senhor Ruy Adriano Borges Muniz e a Senhora Tânia Raquel Queiroz Muniz arquitetaram a fraude para importar tais bens por meio da Amas Brasil, Soebras e Hospital das Clínicas Mário Ribeiro da Silveira, associações formais cujos integrantes dos Conselhos Fiscais e Diretorias são interpostas pessoas (laranjas).

Na data de apreensão, os equipamentos médicos foram avaliados em R$ 8.958.649,24 (oito milhões, novecentos e cinquenta e oito mil, seiscentos e quarenta e nove reais e vinte e quatro centavos). Transcorrido o contraditório e a ampla defesa em que as decisões administrativas foram todas contrárias aos interesses dos autuados, decretou-se a pena de perdimento desses equipamentos médicos, por caracterização de dano ao erário.

As informações não estão abrangidas por sigilo fiscal em razão da Representação Fiscal para Fins Penais e de os fatos terem sido trazidos pelos autuados em mandado de segurança impetrado, com o objetivo de obstar os procedimentos executados pela Receita Federal. As decisões judiciais, tanto na primeira instância quanto na segunda, foram, até o momento, desfavoráveis aos autuados, incluindo a sentença que denegou a segurança. Da mesma forma, a empresa exportadora, alegando não ter recebido a importância comercializada, ajuizou mandado de segurança para devolução dos bens ao exterior, mas também obteve decisão judicial desfavorável.

Por fim, a Receita Federal efetuou, nesta data, Representação Fiscal para Fins Penais ao Ministério Público Federal, que tem a prerrogativa para ajuizar ação criminal pelo cometimento, em tese, dos crimes de Advocacia Administrativa, Estelionato, Evasão de Divisas e Lavagem de Dinheiro, em relação ao casal Ruy Muniz e Raquel Muniz e os de Descaminho, Associação Criminosa e Falsidade Ideológica, em relação a todos os autuados, incluindo Ruy Muniz e Raquel Muniz, motivo por que, igualmente, esvai-se o sigilo fiscal. Da mesma maneira, haverá representação aos Ministérios da Saúde; da Educação; e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, com o intuito de cassar a Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social CEBAS, em relação à Amas, à Soebras e ao Hospital Mário Ribeiro (Ambar Saúde).

DELEGACIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL EM MONTES CLAROS

***
12/12/2015 - 11h Assessoria de Ruy Muniz e Raquel Muniz:

Nota à Imprensa

O prefeito de Montes Claros Ruy Muniz e a deputada federal Raquel Muniz não são os importadores dos equipamentos médicos como afirma a Receita Federal. Como trata a nota são equipamentos médicos: 110 monitores, 110 respiradores, 16 mesas cirúrgicas, 16 focos cirúrgicos, dentre outros. Qual a utilidade dos equipamentos para eles?

A entidade Soebras/AMAS é a real importadora dos equipamentos, que serão utilizados para equipar os CTIs e as Salas Cirúrgicas do Hospital das Clínicas Mário Ribeiro da Silveira.

O documento encaminhado pela Receita Federal à imprensa não traz qualquer novidade relativa ao caso. Trata-se da negativa da juíza federal da terceira vara para provimento ao Mandato de Segurança da AMAS por entender que não há direito líquido e certo para liberar os equipamentos. Mas como a própria juíza afirma em sua sentença: o Mandado de Segurança não é ação que oferece profundidade para analisar provas, documentos e testemunhos, logo, ela baseou sua decisão nas informações inverídicas e infundadas fornecidas pela Receita Federal de Montes Claros.
O delegado da receita federal Gilmar Medeiros Silva, por sua vez, se baseou em um raciocínio falso, numa ilação. Não fundamentou suas afirmações em documentação e fatos, nem em provas de que os equipamentos foram efetivamente pagos. Essa conclusão contraria informações da própria empresa alemã que declarou que os mesmos não foram pagos. A decisão da juíza foi, portanto, baseada em inverdades:

1. Os importadores não são Ruy Muniz e Raquel Muniz, mas sim a Soebras/AMAS.
2. Os equipamentos não foram pagos ainda.

Sendo esta, uma decisão em primeira instância da qual cabe recurso, a Soebras/AMAS irá recorrer em instância superior, assim que for intimada e, bem como entrará com ação contra o delegado da Receita Federal por induzir a juíza ao erro. Outra ação será a denuncia do mesmo Superintendência da Receita Federal, por acreditar ser absurdo quererem prejudicar uma entidade sem fins lucrativos que trabalha sério em prol da educação e da saúde de Montes Claros e região. Uma história de sucesso, de muito trabalho e superação, começada com uma única sala de aula e hoje empregando mais de 4.000 colaboradores em todos os estados brasileiros.

Quanto ao prefeito Ruy Muniz e à deputada federal Raquel Muniz, eles confiam na Justiça. Ambos têm certeza que em breve a Soebras/Amas terá seus equipamentos liberados para atender todo o povo da norte de Minas.⁠⁠[11/12/

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80986
De: Cláudio Data: Quinta 10/12/2015 14:50:54
Cidade: Montes Claros/MG

Pela BR-135, por onde viajei anteontem, de BH para Moc, pude constatar que estão transitando inúmeros caminhões e carretas muito grandes e pesadíssimos, se comparados aos carros de passeio. Como a rodovia não é de pista dupla, há mais risco de choques frontais, principalmente no período chuvoso. Assim sendo, todos os motoristas devem ter muita prudência, atenção, respeito à sinalização e leis do trânsito e dirigirem defensivamente, para evitarem acidentes graves, como um que ocorreu no final da manhã de ontem, 9/12/2015, no município de Curvelo, quando um Peugeot, de Morro da Garça, que seguia para BH, colidiu frontalmente com uma carreta Volvo de Rio Claro/SP, resultando nas mortes de 3 pessoas de uma mesma família (mãe e 2 filhos) que estavam no carro pequeno.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80985
De: Defesa Civil Data: Quinta 10/12/2015 10:55:28
Cidade: Montes Claros/MG  País: Brasil

haverá detonação na bancada 05 sul – jlx-mineração, em 10/12/15, às 15:00 h.
***
Haverá detonação na Mina Boa Vista Lafarge na bancada 02 Lagoa - Lafarge, em 11/12/2015, às 17:20 h.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80984
De: Sebastião Data: Quarta 9/12/2015 18:00:53
Cidade: M. Claros

No horizonte dos próximos 10 dias,até 19 de dezembro, a meteorologia praticamente não vê mais chuvas em M. Claros. Persiste a previsão de 10mm hoje, com 60% de chances. Contudo, o céu está azul. Mas, é de ver, há muitos rabos de galo, uma festa deles no zimbório, o que significa presságio de chuva na cultura do sertão.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80983
De: Alberto Sena Data: Quarta 9/12/2015 15:25:51
Cidade: Grão Mogol

(...) O presépio fez a distância de Belo Horizonte reduzir. De lá veio gente multiplicadora de opinião. E perceptivelmente a obra influi no comércio da cidade porque virou atração. Muitos vêm a Grão Mogol para conhecer o presépio e conhecem a cidade, usufruem das belezas naturais da região, embora o contrário também aconteça de pessoas virem conhecer Grão Mogol e visitam o presépio. É de se esperar que o presépio, com o passar dos anos, tenha movimento semelhante ao da Lapa do Senhor do Bonfim, na Bahia, senão a afluência do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, interior de São Paulo. O importante é que o lugar é santo e a cada dia vem sendo santificado mais. A visitação santifica os lugares santos. Por isso o presépio é hoje o mais importante lugar santo do Norte de Minas. (Clique aqui para ler toda a mensagem na seção Colunistas)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80981
De: Wanderlino Arruda Data: Quarta 9/12/2015 14:13:55
Cidade: Montes Claros

ÂNGELO SOARES NETO

Wanderlino Arruda

Revisito a História, muitos anos depois de escrever sobre o HOTEL CACHOEIRA DE S. FELIX, mesmo considerando o longo tempo de seu lançamento, feito pelo meu querido e saudoso amigo Ângelo Soares Neto. Faço-o, entretanto, lembrando ainda a eleição do Ângelo para a Academia Montes-clarense de Letras e sua posse festiva em uma linda noite de janeiro. É, assim, uma lembrança muito grata da leitura que fiz há mais de trinta anos, do romance escrito em Salvador pelo montes-clarense de Taiobeiras, o amado filho de D. Laura. Acrescente-se também a recordação de um interessante discurso feito no lançamento por Ubaldino Assis, tio e conselheiro do romancista, um desfilar de apontamentos entre o racional e o apaixonado, coisas de quando o Ângelo era garoto, menino de recados do Banco do Nordeste, aluno do velho Instituto do Doutor João Luiz. O tempo passa, a experiência amadurece, as visões e as realidades da paisagem de muitos pedaços de Brasil vão se fixando na memória do escritor. A imensidão de Brasília, o vertical, o horizontal, as linhas curvas da arte de Lúcio Costa e de Niemeyer, a busca da solidariedade, o mando, o asfalto, o agreste, a imensidão do planalto de Goiás, tudo fica retido. Ao lado ou como superposição, o mar, o verde mar de Iracema, a lagoa azul de Iracema, a praça do Ferreira, a Aldeota, a cajuína, o caju, a graviola, o mercado, o calor de Fortaleza e, como símbolo do Ceará, a serra do Baturité. De longe, como memória de infância, o gerais, o serrado, o frio, a garoa, os pequis de Taiobeiras. Muito de Irecê, de Itabuna, de Propriá, de Guanambi, um mundo, um mundão desta terra descoberta por Cabral. De Montes Claros, Ângelo reviveu uma gostosa vida de menino levado, parada dura no Grêmio do Instituto Norte Mineiro, curso de contabilidade, primeiras namoradas, feijão-tropeiro, torresmo, quebra-queixo, seresta, cinemas aos domingos para ver os seriados, conversas perdidas na frente da casa de Konstantin, solteirão da rua D. João Pimenta. Acredito que, além da diversão que era muita, aconteceu também muita leitura nos escritos de Cândido Canela, Olyntho e Yvonne Silveira, Nelson Viana, João Chaves, substrato que floresceu em muitas de suas ideias. Claro que a evidência maior é mesmo a da cidade do São Salvador, principalmente do Largo do Pelourinho, campo antigo de batalha de estudantes e intelectuais e até hoje de prostitutas e viciados, e de eternas batidas da polícia. De Salvador, Ângelo reviveu seus melhores anos de Banco do Nordeste e da Faculdade de Direito, mas, principalmente, da pensão-hotel-república, mundo de suas aventuras de amor e perdição. Professor de dança para americanas, guia turístico de fala francesa nos fins de semana, foi ele um jovem cidadão baiano no Farol da Barra, no Terreiro de Jesus, na Praça Castro Alves, na Avenida Sete, na grã-fina Rua Chile, para não falar das incursões do Mercado Modelo, da Feira da Água dos Meninos, nas praias de Amaralina até chegar a Itapoã. Dir-se-ia um universo de contradições do maravilhoso pagão e do místico cristão, produto da mescla cultural que só a Bahia consegue ter e reter. HOTEL CACHOEIRA DE S. FÉLIX é um livro de confissão à moda de Darcy Ribeiro, em "O Mulo". De repente, o autor se deita num divã do analista e começa a contar suas experiências, suas vivências, a vida das pessoas que passaram por sua vida. Pensa e sonha com o que foi real, dando mais forças aos temperos das comidas e no doce sabor dos beijos e abraços de corpo inteiro das namoradas ou das mulheres de encontros sem compromisso. De repente, o autor descobriu na força telúrica dos homens e mulheres rudes do campo, do casamento do indivíduo com a natureza, das paixões de baixo de cobertores domésticos ou dos lençóis enxovalhados das casas de tolerância, um universo de perfumes de mocinhas de boa família e de fêmeas de brilhantina barata, tudo numa vida mais agitada que um furacão antes de explodir. Felizmente, o autor falou também de artes, de sentimentos, de ternuras, de doces carícias, de inocência, de momentos em que um minuto vale por um milhão de séculos, onde o passageiro é a eternidade. Tudo uma fotografia verbalizada de um bonito acontecido. Há uma verdade, muito verdadeira: quando é registrada, a palavra não passa. Nunca! Institutos Históricos e Geográficos de Minas Gerais e de Montes Claros

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80980
De: Benedito Said Data: Quarta 9/12/2015 13:45:11
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Dois casos recentes de microcefalia foram registrados em Montes Claros. Investiga-se, agora, se são fruto do vírus zika. De qualquer forma, isso mostra que a saúde pública precisa sair do lugar,e agir. O mosquito transmissor da dengue é o mesmo agente cruel desses casos. Isso vale para limpeza pública, mas também para o cidadão que contribui para a sujeira coletiva. No passado, vários foram os registros de microcefalia, mas causados por outros agentes. Agora o terror se espalha, principalmente entre as mulheres mais jovens, com desejo de engravidar, constituir família, sabe?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80979
De: Cláudio Data: Quarta 9/12/2015 10:36:16
Cidade: Moc/MG

O ônibus que saiu da Rodoviária de BH, ontem, às 9h3m, tinha previsão de chegar à Rodoviária de Moc às 16h30m, porém, devido a uma carreta atravessada em L, no início da BR-135, só chegou às 17h50m. Pegamos um toró, pouco depois de Buenópolis, com pouca luz natural e raios caindo muito próximos da BR, tanto à direita, como à esquerda. Mesmo assim, a viagem foi boa e segura.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80978
De: Defesa Civil Data: Quarta 9/12/2015 09:40:33
Cidade: Montes Claros/MG  País: Brasil

Haverá detonação na bancada 02 Central - Lafarge, em 09/12/2015, às 17:20 h.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80977
De: Walter J Pereira Data: Quarta 9/12/2015 09:13:17
Cidade: Montes Claros MG

Infelizmente, não é uma boa noticias, mas já apareceu o primeiro caso de microcefalia em Montes Claros, após a ampla divulgação da imprensa nacional, sobre este mal. Fonte segura, confirmou que nasceu a primeira criança com a doença, ontem no Hospital Universitário, Clemente Farias. Assim como no Brasil, principalmente na região nordeste, ainda não se sabe se realmente, esse é provocado pelo Zika vírus. Fica o alerta para as gestantes e toda população de uma forma geral, para ter cuidados ainda maiores, contra a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, principalmente, agora que estamos as vésperas do verão e no período de chuvas constantes.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80976
De: Policia Militar Data: Quarta 9/12/2015 08:12:38
Cidade: M. Claros

No dia 08 de dezembro, por volta das 22h, na Travessa N, bairro Jardim Eldorado em Montes Claros, a Polícia Militar registrou uma lesão corporal. Pessoas que encontravam-se no local e que não quiseram se identificar, informaram que o suspeito E.S.B., 21 anos, com dois registros de prisão, conhecido apenas pela alcunha "Xuxa", teria efetuado disparos de arma de fogo contra as vítimas: um homem de 56 anos que foi atingido na perna esquerda; uma mulher de 54 anos que foi alvejada nas duas pernas; duas crianças de 11 anos, uma com lesão coxa esquerda e a outra com lesão braço direito; além de uma outra criança de 08 anos que apresentava lesão perna esquerda. As vítimas afirmaram que não seriam os alvos dos disparos e não souberam dizer quem seriam. As equipes do SAMU e Bombeiros compareceram no local e socorreram as vítimas com lesões leves até o hospital. Foram encontradas no local 05 (cinco) cartuchos deflagrados, todos de calibre 12, que foram recolhidos. Diante das informações, o rastreamento em busca do autor continua.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80975
De: Carlos Meira Data: Terça 8/12/2015 11:20:02
Cidade: Montes Claros/MG

Comunicamos o falecimento do Ex- Prefeito Municipal de São Francisco e Ex Vice Provedor da Santa Casa de Caridade de Montes Claros Dr. Pedro Mameluque Mota. (...)
Fervoroso cristão ! Virtuoso cidadão ! Verdadeiro amigo dos amigos ! Grande profissional do direito em todo Estado de Minas Gerais! Formava com a esposa, a Dra. Gloria Mameluque, um casal realmente importante em toda comunidade norte mineira ! Descanse em paz, Dr. Pedro Mameluque !

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80974
De: Edmílson Lopes de Sousa Data: Terça 8/12/2015 10:59:16
Cidade: Januária/MG

Comunicamos o falecimento do Ex- Prefeito Municipal de São Francisco e Ex Vice Provedor da Santa Casa de Caridade de Montes Claros Dr. Pedro Mameluque
Triste notícia. Conheci Dr.Pedro e esposa.Também meu Colega Radiamador.Faleceu uma das pessoas mais íntegra que conheci.Irmão do meu Colega Radiamador,Marcelo Mameluque.Meus sentimentos,Maria da Glória. Deus o tenha.edmílson,py4bsl.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80973
De: Gustavo Mameluque Data: Terça 8/12/2015 10:31:03
Cidade: Montes Claros

Comunicamos o falecimento do Ex- Prefeito Municipal de São Francisco e Ex Vice Provedor da Santa Casa de Caridade de Montes Claros Dr. Pedro Mameluque Mota. Fundador da Pastoral Carcerária de Montes Claros e membro efetivo da Comissão de Direitos Humanos da OAB Minas Gerais. Advogou durante 55 anos colaborando com a Justiça Gratuita e com a Defensoria Pública. Junto com a sua esposa Maria da Glória Caxito Mameluque e um Grupo de Casais trouxe para Montes Claros o Encontro de Casais com Cristo. Velório a partir das 12:00 hs na Santa Casa de Montes Claros. Sepultamento amanhã as 07:30 hs no Cemitério de Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80972
De: Carlos Data: Terça 8/12/2015 08:03:22
Cidade: M. Clros

Qui 03/12/15 - 12h04 - Polícia Federal faz prisão em M. Claros, com prováveis desdobramentos: “De posse dos documentos pessoais, lavravam procurações públicas ideologicamente falsas e negociavam a venda do imóvel, registrando a transferência no cartório de registro de imóveis”
Este tema é muito mais grave do que se pensa. A quadrilha que vende imóveis que não lhes pertencem está ativa há muito tempo em M. Claros, com ramificações sérias. Donos de áreas e lotes, de imóveis em geral, que imaginam que os imóveis continuam em seus nomes nos cartórios, podem ter um susto, ao descobrirem que os imóveis "foram vendidos". Contudo, é uma fraude - e quem comprou de quem não é o dono é a verdadeira vítima. As autoridades de todos os setores devem se empenhar em esclarecer este assunto, que afeta a economia de Montes Claros e põe em risco as instituições. O fio da meada que a Polícia Federal puxou é longo e precisa ser esclarecido.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80971
De: Luiz Ortiga Data: Segunda 7/12/2015 21:55:19
Cidade: BRASILIA/DF

Falando-se em "points" de Montes Claros que lembrem a famosa "Boca Maldita" de Curitiba, temos a latente esquina do Café Galo, tão bem retrada em crônica abaixo pelo Petronio Braz e não poderemos nos esquecer do saudozo Zinho Bolão com seu café imortal na nossa memória. Era "Bar do Zinho" e pronto!Não tinha placa. O Zinho tinha a acrescentar ao seu barzinho a sua figura humana com um sorriso constante nos lábios que desconsertava os mais queixosos. Na minha juventuse, na época da rua 15, tínhamaos o Big Bar que era o nosso ponto de encontro. Sempre nestes pontos, a gente os frequenta para ficarmos atualizados com as "últimas da cidade".As fofócas correm soltas. Sabe-se tudo e de tudo. De coisas boas a ruins não tem limites. Ali as notícias correm. Às vezes, ali nascem e morrem alí mesmo. Mas fazem parte da vida de uma cidade.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80970
De: Defesa Civil Data: Segunda 7/12/2015 12:12:48
Cidade: Montes Claros/MG  País: Brasil

Haverá detonação na bancada 05 Sul – JLX-MINERAÇÃO, em 07/12/15, às 15:00 h.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80969
De: Juliana Data: Segunda 7/12/2015 10:36:28
Cidade: M. Claros

(...) É uma pena e uma desconsideração que a Copasa não divulgue rotineiramente a quantidade das chuvas na barragem de Juramento. A empresa se coloca sempre acima da população, razão de sua existência. E não é a única que faz isto.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80968
De: aneilson de sousa Data: Segunda 7/12/2015 01:04:06
Cidade: barro alto goias

Estive durante 5 dias em capelinha-mg,visitando familiares. Voltando para goias passamos pela mg-308 ate moc-city seguindo a são Francisco,daí pra urucuia, arinos ,Unaí.percebi-se as reclamações dos trafegantes desses trechos em relação aos governantes estadual e federal, pela má vontade de concluir o asfaltamento de Unaí ate Pintópolis e ponte sobre o velho Chico. E mg-308 ligando os vales do mucuri e Jequitinhonha com moc.city.no meu ver varias cidades dessas regiões dependem de moc.por ser um grande pólo regional...,só esta faltando uma boa estrutura viaria

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80967
De: Sarmento Data: Domingo 6/12/2015 18:02:00
Cidade: M. Claros

Tarde de sol, agora, em M. Claros, depois dos vistosos 72mm na madrugada de hoje, chuva que causou desconforto em bairros da cidade, mas que lavou exuberantemente a montanha. Digo isto, pois subi a serra para ver o que lá aconteceu, depois da chuva abundante e, de alguma forma, inesperada. A montanha, que há pouco tempo ardia em chamas; e enviava pedidos de socorro na forma do ronco de um motor de avião, tosco minúsculo avião amarelo, que resfolegou dia e noite na tentativa de salvar a montanha do fogo. Com efeito, a meteorologia falava em chuvas, como mencionou nesses últimos 20 dias, sem que ela desabasse, impetuosa, e franca, afirmativa. A montanha, eu vi, está lavada, enxaguada, escorrida, com seus caminhos marcados pela enxurrada, pela vida que volta a exuberar. A pedra, vivaz, fez-se nova, e contempla os arbustos, antes ressequidos, exangues. Este mensageiro dos dias de Natal, o musgo no tronco das árvores, reviveu, e já se espalha por toda parte, e vai caminhar para os presépios dos próximos dias, a lapinha do Deus-Menino, o cocho do milagre. Tudo lá, na montanha, repete que os homens destroem, e que Deus refaz, pois a Natureza é o Seu corpo. Ao descer, ainda há pouco, vim na companhia de um sol recuperando território, mas assolado de rabos de galo, o que, dizem os sertanejos, é o melhor sinal de mais chuva. Fugiram as trevas, cessou o rumor, uma força mais alta se alevantou. Vida. Aguardamos notícias dos milagres da água também a leste do município, onde os reservatórios de água se acumulam para saciar a sede geral, muita vez leviana. Terá chovido tão bem, por lá? Deus existe.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80966
De: Petrônio Braz Data: Domingo 6/12/2015 11:13:31
Cidade: Montes Claros

O Café Galo
Nos subúrbios de Paris e nas áreas próximas aos “arrondissements” centrais, especialmente em Neuilly, Boulogne ou Levallois, existem os conhecidos cafés.
O hábito de tomar café, na Europa, sempre esteve associado aos encontros sociais e culturais. Em Veneza, esses encontros ocorriam nos Bottegle Del Café e ainda ocorrem nos tempos atuais, sendo famoso o Café Florian.
Em Paris, é muito conhecido o Café Procope, onde os intelectuais se reúnem, durante as tardes, para decla¬marem poesias, ler livros e jornais ou simplesmente para passar o tempo.
No Brasil, ficou famosa a Rua do Ouvidor, que Joaquim Manoel de Macedo classificou como “a mais passeada e concorrida, e mais leviana, indiscreta, bis¬bilhoteira, esbanjadora, fútil, noveleira, poliglota e enciclopédica de todas as ruas da cidade do Rio de Janeiro”.
Principalmente poliglota e enciclopédica, a Rua do Ouvidor era o ponto de encontro dos intelectuais da capital do Império e, posteriormente, da República. Por ela passavam ou nela permaneciam, não apenas fidalgos libertinos, mas principalmente intelectuais. Os primeiros republicanos por ela passaram e nela discutiram os ideais revolucionários. Fizeram história.
Montes Claros, a capital do Norte de Minas, também possui a sua via pública passeada e concorrida, leviana e indiscreta, bisbilhoteira e esbanjadora, fútil e noveleira, poliglota e enciclopédica: o Quarteirão do Povo.
São famosos o Café Procope em Paris e o Café Florian em Veneza, todavia, não menos famoso e conhecido é o Café Galo, em Montes Claros, situado exatamente no centro do Quarteirão do Povo.
O Café Galo é o ponto de encontro dos políticos, profissionais liberais, jornalistas e aposentados, princi¬palmente no correr do meio dia e nos finais de tarde. Pessoas que venceram na vida e, por esta razão, podem dar-se à ostentação de verem passar o tempo. Uma plêiade de profissionais liberais, jornalistas, escritores e professores, que se deleitam em discutir o indiscutível. E uma parcela considerável de aposentados, que se deliciam em ver desfilar as beldades da cidade.
Os primeiros são pessoas ativas, afirmadas na vida, de formação superior, graduados e pós-graduados, que podem se dar ao fausto de se reunir para os deleites maiores da intelectualidade, e os outros, não menos importantes, são criaturas que já desenvolveram, no devido tempo, as mais variadas atividades produtivas e, agora, podem, por direito, desfrutar, despreocupados, os prazeres da ociosidade.
Há, em todas as vias públicas, indiscretos bisbilhoteiros, fúteis observadores que passam e, desconhecendo a magnitude e os valores dos que ali são frequentes, por não possuírem os atributos filosóficos da reflexão, da elevação do espírito acima da materialidade da vida, ou por serem desprovidos do respeito à veneranda condição da aposentadoria, ficam a meditar a distância, sem atributos para se aproximarem, considerando os cultores da intelectualidade como desocupados, e os aposentados como vagabundos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80965
De: Telles Data: Domingo 6/12/2015 10:36:14
Cidade: M. Claros

Mais uma concessionária de carros, das mais antigas, muda de mãos em M. Claros. Entra empresário do ramo da fruticultura, de cidade vizinha.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80964
De: avilmar Data: Domingo 6/12/2015 10:13:47
Cidade: Francisco Sa  País: Brasil

Aqui em Francisco Sa, chuva começou por volta das 21hs com vento e raios e varou noite adentro, não tenho pluviômetro, mas acredito em mais de 60mm, e continua agora pela manhã.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80963
De: Luiz Ortiga Data: Domingo 6/12/2015 10:05:46
Cidade: BRASILIA/DF

Na sexta-feira, comuniquei da grande tempestade que se abatia sobre Brasília-DF. Nunca tinha visto coisa igual e igual foi a destruição. Centenas de árvores derrubadas, telhados que voaram, barracos (existem aos milhares por aqui) destruidos e um servição de recomposição e limpeza para bombeiros e o pessoal do governo. O interessante por aqui é que no início, quando plantaram milhares de mudas, fazendo o reflorestamento da cidade, muitas mudas não eram do cerrado e embora vingassem, as raizes eram curtas, ao contrário das suas irmãs do cerrado, com falta de infraestrutura, essas árvores não aguentam os ventos mais fortes e são as primeiras a cair e geralmente são as mais altas. Uma pena e provocam um caos no trânsito e prejuizos materiais quando não de vidas. É a natureza dando as cartas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80962
De: Sarmento Data: Domingo 6/12/2015 08:57:48
Cidade: M. Claros

Quase 60 milímetros. Foi deste tamanho, na área central da cidade de M. Claros, a chuva desta madrugada, aí por volta das 4h. Dez vezes mais do que os 6mm anunciados ontem pelo serviço meteorológico. Chuva intensa, de encher rios. (Aliás, para onde foi o antigo costume de ir ver a enchente do Rio Vieira, um acontecimento geral, buliçoso, cheio de alegria; de toras descendo pela torrente, caudal enorme, goiabas boiando, gravetos, às vezes grossas árvores sendo arrastadas - um dia de feriado natural na cidade, gáudio. O que fizemos de nós mesmos?) Quanto a chuva, senhora absoluta desta última finda noite: ela veio de madrugada e perdurou forte por mais de meia-hora. Não cessou com a alvorada, e segue pingando, o tempo fechado, de alvos novelos engolfando os montes claros, tomados agora de um verde escuro, vigoroso e novo. Que chova mais, gostosamente, pedem as montanhas antes calcinadas, rebrotando. Pela previsão última, é para chover 6mm hoje, 9 amanhã e 9 terça, tudo já superado pelos 60mm da madrugada. Contudo, a chance de chover é alta - no mínimo 98%, hoje e nos 2 dias vindouros, dias de Advento. Que a meteorologia erre, mas que a chuva caia, aos cântaros, copiosa, para a alegria da passarinhada e de toda gente, gala no sertão. "Viva nós", vem do céu as altas comemorações de Virgílio de Paula.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80961
De: Maria Luiza Silveira Teles Data: Sábado 5/12/2015 12:17:13
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

LEMBRANÇAS DE CÂNDIDO

As ideias pululam na mente. Principalmente, à noite. Acontece que sou danada de preguiçosa! Levantar no meio da madrugada nem pensar... Acho que só mantendo um caderno ou caderneta perto do travesseiro.
Entretanto, uma lembrança tem insistido em me trazer uma enorme saudade. Fico vendo o meu querido amigo, Cândido Canela, sentado em sua varanda ou em seu pequeno escritório... A lembrança é tão forte que, algumas vezes, penso estar delirando.
Desde criança, ouvia papai falar em Cândido, seu grande amigo, e “o maior poeta dos sertões de Minas Gerais”, no dizer de papai. Tinha, pois, desde então, muita admiração por aquela grande figura, mas era alguém muito distante de mim como todos os grandes autores que eu lia!...
Já em Montes Claros, era, então, professora do Colégio Tiradentes, quando fui convidada por Ubirajara Toledo para ser entrevistada em um programa chamado “Tribunal da Opinião Pública”, na ZYD7. Isto porque eu estava criando um escarcéu na cidade com minhas aulas para alunos e pais sobre sexualidade. Pois bem, não é que Cândido ouviu minha entrevista e descobriu, com grande “alegria”, conforme suas palavras, que eu era filha de um velho amigo seu? Escreveu, então, para meus pais uma carta que ainda guardo com muito carinho. Papai e mamãe mostraram-me a carta extremamente orgulhosos da filha. E eu quis conhecer o seu autor.
Assim, fui visitá-lo, pela primeira vez, acompanhada de meus pais. Identifiquei-me tanto com Cândido que acabamos por nos tornar bons amigos e passei a ser “figurinha” batida em sua casa.
Dona Laurinda, sempre acompanhando nossas conversas e preparando o café com biscoitos, era a companheira adorável. Do quê falávamos? Geralmente de livros, autores e fatos. Infelizmente, porém, não guardo, de maneira especial, nenhuma conversa em particular, apenas que ele insistia em dizer que eu era da “esquerda festiva”. O que realmente me marcou em Cândido foi sua simplicidade e humildade. Como todos os grandes homens de verdade, assim a vida tem me ensinado. Encantava-me o carinho e a simplicidade com que me recebia e, mais ainda, sua sinceridade em falar de sua neurose, que o fazia fugir de reuniões. Ele adorava visitas, mas jamais as retribuía. Também para quê? Tinha visitas praticamente todos os dias. Papai e tio Olyntho mesmo eram visitas praticamente diárias
Não era um homem de grandes chamas de otimismo. Mas era um homem reto, digno, de caráter impoluto. Apesar de sua alegria em nos receber, eu podia notar que, pensativo demais e filósofo, ele não deixava de apresentar uma certa melancolia. Não sei dizer se isto era uma característica de sua personalidade ou própria da idade, pois, na velhice, acabamos por nos tornar saudosistas...
Quando Cândido faleceu, eu não estava na cidade. E um grande vazio passou a tomar conta de mim. Criei o hábito de parar em frente à sua casa e recordar, com lágrimas nos olhos, sua figura e nossas prosas. Um dia, porém, não encontrei mais sua linda e simples casinha. Nada de Cândido, nada do quintal, do papagaio que cantava o Hino Nacional, dos passarinhos e nem de seu jardim. Somente escombros
Jamais compreendi como o poder público não fez da casa de nosso grande poeta um museu como tantos que existem espalhados por pequenas cidades deste imenso país, cultuando a memória de seus grandes escritores. Aliás, Montes Claros se caracteriza por ser uma cidade sem memória.
E me ponho a pensar: onde um intelectual da estirpe de um Cândido nos dias de hoje? Não estou fazendo pouco dos verdadeiros, mas o único que conheci de sua dimensão, não somente na intelectualidade, mas na humildade, foi Haroldo Lívio que, há um ano, nos deixou.
Montes Claros, cidade que produziu um Cândido Canela, um Cyro dos Anjos, Darcy Ribeiro, Nelson Vianna, Hermes de Paula e tantos outros grandes, hoje se tornou “a cidade dos escritores”, isto é, uma cidade onde basta ter dinheiro e publicar qualquer coisa para o indivíduo ser chamado de escritor, Ninguém pensa mais em qualidade, mas em quantidade. Graças a Deus que ainda temos alguns de quem podemos realmente nos orgulhar! São pérolas que a peneira do Tempo haverá de garimpar. Citar nomes seria indelicado, pois outros poderiam se melindrar. Mas, sem dúvida, ainda temos gente de muito valor no campo das Letras! Mas, um Cândido? Onde?
Fui, morando aqui, por dez anos, consultora editorial da Vozes, uma das maiores editoras do país e do mundo, e consegui publicar apenas um livro, na área religiosa, de Terezinha Corrêa, que reside em Montes Claros, mas é carioca.
O livro de Terezinha, depois de meu estudo e aprovação, teve que passar pelo crivo de um editor da área e por um Conselho Editorial, obtendo total aprovação. Pena que ela não escreveu mais! E eu larguei a consultoria, pois dava muito trabalho e parca renda.
Sei, também, que livros regionais de muito valor para a História de Montes Claros e outras circundantes não interessam para grandes editoras que preferem assuntos universais.
Bem, finalizando, uma coisa que sempre m trazia de volta a memória de Cândido era tia Yvonne, também sua amiga, recitando o “Nega Fulo”. Quem mais haverá de recitar esta poesia de Cândido com a ênfase de Yvonne de Oliveira Silveira?
Ah, a poeira do tempo, que a tudo leva e a tudo transforma!...

Maria Luiza Silveira Teles (membro da Academia Montesclarense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80960
De: Edilson Barros Data: Sábado 5/12/2015 06:42:07
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

A nova mensagem de Natal da 98 FM é belíssima.Ouvi-la, é como viajar pelos tempos da infância e reviver um passado feliz que não voltará jamais.Sugiro que o áudio seja disponibilizado neste mural, para que todos os internautas embarquem nesta emoção.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80959
De: Marcelo Eduardo Freitas Data: Sábado 5/12/2015 03:07:50
Cidade: montes claros  País: Brasil

OS BONS MORREM CEDO!

* Marcelo Eduardo Freitas

O cantor e compositor brasileiro Renato Russo, célebre por ter sido o vocalista fundador da banda de rock Legião Urbana, é o autor da música que inspira o título deste texto: Os Bons Morrem Jovens!
Em canção que nos faz refletir sobre a brevidade da vida, dedicada a pessoas que ele admirava e que deixaram esse mundo cedo demais, Renato dizia: "É tão estranho, os bons morrem jovens, assim parece ser, quando me lembro de você, que acabou indo embora, cedo demais".
Do livro do Eclesiastes, parte dos escritos atribuídos tradicionalmente ao Rei Salomão, extrai-se que "para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus: tempo para nascer, e tempo para morrer; tempo para plantar, e tempo para arrancar o que foi plantado". Mas não nos preparamos! A dor da perda é implacável! É como uma flecha cravada no peito! Só quem um dia perdeu sabe o estrago que fica no coração! E como dói...
Ninguém, em juízo perfeito das razões, deixa de chorar com a dor da morte. É pior do que pedra nos rins. Dói mais que dor de dente. É maior que a dor do parto. Supera a dor da angina. A única saída é chorar.
Dizem que a morte é apenas o último caminho que todos temos que tomar. Leigos ou letrados, jovens ou não, a história nos relega passagens de grandes homens e mulheres que dedicaram parte de sua obra a este espinhoso tema. Sócrates, filósofo ateniense do período clássico da Grécia Antiga, dizia que "a um homem bom não é possível que ocorra nenhum mal, nem em vida nem em morte". É preciso fé! O escritor chinês Mo Yan, por sua vez, afirmava que "onde a vida existe, a morte é inevitável. Morrer é fácil; viver é que é difícil. Quanto mais dura a vida se torna, mais forte é a vontade de viver. E quanto maior o medo da morte, maior a luta para continuar a viver". Prefiro, entretanto, as palavras de uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento, Leonardo da Vinci, quando afirmava: "Que o teu trabalho seja perfeito para que, mesmo depois da tua morte, ele permaneça".
Caro leitor, fiz esta breve digressão no mais profundo desiderato de render as mais sentidas e justas homenagens àquele que recentemente se foi. Partiu abruptamente! Deixou saudades e foi habitar à destra do Criador! Peço permissão, assim, para relatar um pouco sobre pessoa que, em vida, se assemelhou ao filho de Deus na terra. Por suas palavras, gestos e ações. Coisa rara em dias de tanto declínio moral.
Para tanto, volto um pouco no tempo. Ao período de minha infância, marcada por momentos de extrema pobreza financeira. As dificuldades eram muitas. Mas lembro-me com carinho da figura do meu tio José Admilson. Carinhosamente chamado de tio "Dimilso". Figura simples, acolhedora. Quase sempre de chapéu na cabeça. Receptivo. Em sua casa, nunca nos faltou um café com queijo, um frango na panela e um sorriso nos lábios. Nem o sol, a lua ou as estrelas tiveram a ousadia de vê-lo irritado. Nunca soube de um só grito seu com quem quer que seja. Pai admirável, marido invejável, trabalhador exemplar. Nem a seca destes sertões das gerais o tiraram o brilho dos olhos. Criou quatro filhos. Todos com a mesma altivez do pai.
Quis Deus que numa madruga quente deste mês de dezembro o derradeiro suspiro fosse dado. Às 03h fora atendido por um jovem médico. Às 06 h, já em casa, nos deixou. Faltou-lhe ar. Doeu-lhe o peito. O quarto ficou pequeno. A garagem foi seu aconchego. Escorado na parede, sucumbiu. Creio que fora infarto. Mas como muitos outros Josés, desabastados de nosso país, a causa da morte foi considerada indeterminada. Ainda dói e vai doer por um bom tempo, até se converter em saudade.
Aguinaldo Silva, cineasta e telenovelista brasileiro, dizia que "saudade é sentir que existe o que não existe mais. Saudade é o inferno dos que perderam, é a dor dos que ficaram para trás, é o gosto de morte na boca dos que continuam. Só uma pessoa no mundo deseja sentir saudade: aquela que nunca amou. E esse é o maior dos sofrimentos: não ter por quem sentir saudades, passar pela vida e não viver".
Vivemos! Sentimos! Amamos! E a vida deve seguir adiante! Como diria Santo Agostinho, "a morte não é nada. Se dei bons exemplos, siga-os, se fui bom imitem-me, se deixei vocês com saudades, quando se lembrarem de mim façam uma oração, peçam meu descanso, meu repouso e que meu encontro com Deus, seja minha glória. Me deem o nome que vocês sempre me deram, falem comigo como vocês sempre fizeram... Pensem simplesmente que nos encontraremos mais cedo ou mais tarde... Não tenham revoltas, não lamentem, apenas tentem compreender. Se não lembrarem de mim com alegria, vou ficar no meio do caminho, sem poder ir para onde tenho que ir, sabendo que nada posso fazer para voltar para vocês... A vida significa tudo o que ela sempre significou, o fio não foi cortado... Eu não estou longe, apenas estou do outro lado do caminho... Vocês que ficaram, sigam em frente, a vida continua linda e bela como sempre foi".

(*) Delegado de Polícia Federal e Professor da Academia Nacional de Polícia

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80958
De: Iara Tribuzi Data: Sexta 4/12/2015 16:55:44
Cidade: Belo Horizonte

Mensagem: (...) Antecipando a necessidade de estudos a nível de ginásio (últimos quatro anos do ensino fundamental hoje), para os filhos nascidos em Coração de Jesus, Lygia iniciou outro momento na sua trajetória, mudando-se, com a família, para Montes Claros. Tendo, conseguido transferir-se para o Grupo Escolar Carlos Versiani,-morou, inicialmente, no final da rua Governador Valadares, mudando-se, depois, definitivamente, para a rua Dr. Veloso, para uma casa mais ampla, perto das famílias Maia e Figueiredo. (...)

Oi, João Carlos, Sempre leio suas crônicas,e hoje aprendi que dona Lygia -cuja imagem sempre associo às festas da Matriz de Nossa Senhora e São José -foi colega de turma da minha mãe Wanda V. dos Anjos Ramos, também normalista de 1933 pela antiga Escola Normal. Vou procurá-la na foto da formatura, que guardo com carinho. Dona Ruth era a ultima sobrevivente da turma. Hoje me lembrei de você p/ saber por onde anda Eloá,casada com seu irmão Milton.Convivemos muito, nas "Amigas da Cultura" e gosto muito dela, tão alegre e animada. Aguardo notícias. Um Natal de alegrias e bênçãos para você, Baby e toda a família. Iara

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80957
De: Luiz Ortiga Data: Sexta 4/12/2015 15:57:03
Cidade: BRASILIA/DF

Em primeira mão noticio a este "montes claros.com" que acaba de desabar uma tempestade fortíssima agora em Brasíli/DF. Ventos que acredito superiores a 100km/h. Bombeiros para todos os lados, ambulâncias idem. CONFESSO QUE MORANDO AQUI HÁ DEZENAS DE ANOS, NUNCA TINHA VISTO NADA IGUAL. Mais tarde voltarei a informar.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80956
De: João Carlos Sobreira Data: Sexta 4/12/2015 10:52:47
Cidade: Montes Claros

(...) Antecipando a necessidade de estudos a nível de ginásio (últimos quatro anos do ensino fundamental hoje), para os filhos nascidos em Coração de Jesus, Lygia iniciou outro momento na sua trajetória, mudando-se, com a família, para Montes Claros. Tendo, conseguido transferir-se para o Grupo Escolar Carlos Versiani,-morou, inicialmente, no final da rua Governador Valadares, mudando-se, depois, definitivamente, para a rua Dr. Veloso, para uma casa mais ampla, perto das famílias Maia e Figueiredo. A casa tinha uma boa biblioteca, na qual tive o privilégio de iniciar minhas leituras, pegando, seguidamente, por empréstimo, livros de Érico Veríssimo e Machado de Assis. E nunca mais parei! Do Carlos Versiani foi para o Grupo Escolar Francisco Sá, onde logo passou a ter uma nova colega – sua filha Gerinha. Lecionou com a comprovada eficiência, até se aposentar em 1964. Também teve uma atuação marcante ao presidir o Apostolado da Oração da paróquia da Matriz, por mais de vinte anos consecutivos. Padre Dudu não abria mão da sua eficiência e mão firme na direção dessa . (...)
(Clique aqui para ler toda a mensagem na seção Colunistas)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80954
De: Alcides Neto f. fernandes Data: Sexta 4/12/2015 10:10:35
Cidade: Uberlândia-MG

Foi com muita tristeza,que fiquei sabendo da morte do grande amigo e irmão lula,ex jogador do ateneu e do vasco do rio,irmâo de nem boro,adilson,itamar e veveio,queria deixar meus sentimentos a dona maria sua mãe, e seus irmãos e irmãs,que deus de o conforto necessario nesta hora dificil.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80953
De: Rodrigo Data: Sexta 4/12/2015 08:41:44
Cidade: M. Claros

Enfim, voltou a chover em M. Claros. Ontem à tardinha, o tempo ficou fechado e deve ter chovido além dos montes claros, na direção da saída para Pirapora. Depois, o tempo voltou a ficar alvo - e nada sugeria chuva de madrugada. Pois ela veio por volta das 3h. Foi uma chuva de 15 milímetros, que perdurou até por volta do amanhecer. O dia segue nublado, embora a previsão do tempo fale em apenas 5mm, com 84% de chances.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80952
De: Eduardo Data: Sexta 4/12/2015 07:44:20
Cidade: Montes Claros-MG

Falta energia na rua Silvia Teixeira Santos, no Bairro Panorama desde as 03h00 de hoje. Já registrei o fato na Cemig por via eletrônica horas atrás e o problema continua. Ultimamente, qualquer chuva ou iminência de chuva tem causado instabilidade na rede elétrica e queda de energia aqui.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80951
De: j.márcio Data: Quinta 3/12/2015 21:58:01
Cidade: Montes Claros.MG.  País: Brasil

O bairro Sapucaia nesta data ( 03 DE NOV.) ficou sem energia DAS 17 Horas até as 21:30 h0ras, será o que a "melhor empresa de energia do Brasil" tem a nos dizer? (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: