Calor, vento, chuva e queda de árvores: "Locais das ocorrências - Distrito Industrial, Renascença, JK, Residencial Minas Gerais, Monte Sião, Universitário e, principalmente, o Residencial Vitória, onde foram registradas pelo menos seis quedas de árvores"
Terça 30/12/25 - 6h48Durante o plantão operacional desta segunda-feira, 29 de dezembro de 2025, as equipes do PEMAD e do 7º BBM foram acionadas ao longo do dia e início da noite para atender diversas ocorrências envolvendo a queda de árvores (total e parcial) em bairros distintos de Montes Claros.
Locais das ocorrências: Distrito Industrial, Renascença, JK, Residencial Minas Gerais, Monte Sião, Universitário e, principalmente, o Residencial Vitória, onde foram registradas pelo menos seis quedas de árvores.
A situação ocorreu em virtude da forte chuva que atingiu a região, acompanhada de rajadas de vento.
Dentre as ocorrências atendidas, cinco árvores atingiram muros ou telhados de residências. Outras seis árvores caíram sobre vias públicas, interditando temporariamente o fluxo de veículos.
Felizmente, em nenhum dos casos foram registrados envolvimento de vítima e/ou veículo automotor, em decorrência da chuva.
Nos locais, após análise minuciosa das situações, as guarnições, devidamente equipadas com os EPI’s, realizaram a supressão total ou poda das árvores, conforme o caso específico, utilizando técnicas e equipamentos adequados para o serviço.
As ações desenvolvidas possibilitaram o restabelecimento do tráfego e eliminou riscos iminentes de acidentes.
Como medida preventiva, o Corpo de Bombeiros orienta a população a evitar permanecer em áreas abertas durante tempestades e não se abrigar sob árvores durante chuvas fortes.
Além disso, recomenda-se o plantio de espécies arbóreas sempre adequadas e resistentes para o ambiente urbano, bem como os proprietários das residências providenciarem podas periódicas, a fim de prevenir quedas de árvores e, consequentemente, outros transtornos.
O corpo de bombeiros permanece a disposição para atendimentos de urgências e/ou emergências.
***
7h27m, terça-feira, do jornal O Tempo, de BH:
Chuva e ventos fortes provocam incêndio em rede elétrica no bairro Dr. João Alves, em MOC
De acordo com informações apuradas no local, após uma forte chuva acompanhada de ventos intensos, a rede de dados entrou em contato com a rede de média tensão, provocando a queima e o rompimento de cabos de internet, que ficaram espalhados sobre a via pública.
Após uma forte chuva acompanhada de ventos intensos, um incêndio em rede elétrica foi registrado na tarde desta segunda-feira (29/12/2025), por volta das 16h, no bairro Dr. João Alves.
A ocorrência mobilizou o 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7º BBM), que atuou no isolamento da área e no acionamento da concessionária de energia.
De acordo com informações apuradas no local, a rede de dados entrou em contato com a rede de média tensão, provocando a queima e o rompimento de cabos de internet, que ficaram espalhados sobre a via pública, oferecendo risco à população.
Diante da situação, os bombeiros militares realizaram a avaliação do cenário, utilizaram equipamentos de proteção individual (EPIs) e isolaram a área para garantir a segurança de pedestres e motoristas.
Em seguida, a Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) foi acionada para adotar as providências técnicas necessárias.
Após a atuação da concessionária de energia e a liberação da área em condições seguras, empresas provedoras de internet iniciaram os reparos nos cabos danificados.
Concluído o atendimento, os militares do Corpo de Bombeiros deslocaram-se para outras ocorrências.


