Maior porta-aviões do mundo toma posição à beira do mar da Venezuela e passa a liderar a escalada militar dos Estados Unidos contra Maduro, que reage
Terça 11/11/25 - 18h57Aumento a tensão entre os Estados Unidos e a Venezuela: a Marinha norte-americana confirmou posicionou seu. maior porta-aviões à beira das águas venezuelanas, como parte da ofensiva militar mais ampla.
O porta-aviões Geraldo Ford, acompanhado por outros navios de guerra e aeronaves sofisticadas, integra a força-tarefa que tem como objetivo declarado intensificar a vigilância e interdição de rotas de tráfico naval no Caribe e ao largo da costa venezuelana.
O governo venezuelano acusa os Estados Unidos de preparar uma intervenção e classifica a presença militar como “a maior ameaça à nossa pátria em cem anos”.
Apesar de o governo -norte-americano afirmar que não projeta por ora o envio de tropas terrestres, analistas advertem que o movimento naval representa mudança significativa no tom da política de Washington em relação a Caracas.
REAGIU
Nicolás Maduro anunciou nesta terça-feira (11) uma “mobilização massiva” de militares para estarem de prontidão frente à chegada do maior porta-aviões nuclear do mundo.
Cerca de 200 mil homens participaram de exercícios militares em todo o país.


