Alerta: em S. Paulo, 2 pessoas morreram e 8 foram internadas por consumo de álcool adulterado
Domingo 28/09/25 - 8h21Alerta:
No estado de S. Paulo, 2 pessoas morreram e 8 foram internadas após o consumo de bebidas alcoólicas adulteradas em diferentes cidades.
A origem das bebidas é desconhecida.
A situação inclui mortes e hospitalizações, e acendeu alertas nos órgãos de vigilância.
Desde junho deste ano, foram confirmados seis casos de intoxicação por metanol no estado, com duas mortes registradas — uma na capital e outra em São Bernardo do Campo.
Outros dez casos estão sob investigação.
O metanol é uma substância tóxica que pode causar sintomas como náuseas, tontura, visão turva, dores abdominais e até perda de visão.
Em casos graves, pode levar à morte.
A Secretaria da Saúde de São Paulo informou que o consumo das bebidas adulteradas ocorre em ambientes sociais como bares e reúne diferentes bebidas, como gin, vodka e uísque.
O Centro de Vigilância Sanitária orientou que a população consum apenas bebidas com procedência comprovada, selo fiscal, lacre e rótulo confiável.
Em casos de sintomas suspeitos após ingestão alcoólica — como dor de cabeça intensa, vômitos, confusão mental ou visão embaçada — deve-se procurar atendimento médico imediatamente.
Órgãos de fiscalização, vigilância e saúde investigam a origem da contaminação e e buscam coibir a venda de produtos irregulares.