Apresentador Faustão, aos 75 anos, passa por transplante de fígado e retransplante renal em São Paulo. Leia o boletim médico
Quinta 07/08/25 - 21h34Os procedimentos ocorreram no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, onde ele está internado desde o dia 21 de maio devido a uma infecção bacteriana aguda acompanhada de sepse.
A intervenção, planejada com antecedência de aproximadamente um ano, só foi possível após confirmação da compatibilidade dos órgãos por parte da Central de Transplantes do Estado de São Paulo.
No período anterior à cirurgia, Faustão recebeu tratamento para controlar a infecção, além de reabilitação clínica e suporte nutricional, para estabilizar suas condições de saúde .
HISTÓRICO
O procedimento ocorreu após a identificação de uma infecção na perna que agravou seu quadro de saúde, conforme informado pela equipe médica.
Anteriormente, Faustão havia recebido um novo coração em agosto de 2023, ficando internado por cerca de dois meses.
Posteriormente, passou por um transplante renal em fevereiro de 2024, com alta após 53 dias de recuperação.
A prioridade no transplante renal se deu porque pacientes que exigem um segundo órgão — no caso, após um primeiro transplante com complicações — têm prioridade na fila.
A NOTA MÉDICA
Boletim médico:
São Paulo, 7 de agosto de 2025 – Fausto Silva está internado no Einstein Hospital Israelita desde o dia 21 de maio de 2025 devido a uma infecção bacteriana aguda com sepse.
Durante o período, passou por controle infeccioso e reabilitação clínica e nutricional, para estabilização do quadro de saúde.
O paciente foi submetido a um transplante de fígado nesta quarta-feira, 6 de agosto, combinado a um retransplante renal, planejado há um ano, e realizado hoje, 7 de agosto.
Os procedimentos ocorreram após o Einstein ser acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo e confirmar a compatibilidade dos órgãos doados por doador único.
Dr. Alvaro Pacheco e Silva Filho, nefrologista do Einstein Hospital Israelita
Dr. Marcelo Bruno de Rezende, cirurgião da equipe de transplante hepático do Einstein Hospital Israelita
Dr. Fernando Bacal, cardiologista do Einstein Hospital Israelita