Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 26 - quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Últimos relatos dos Bombeiros sobre incêndios em vegetação no Norte de Minas, nesta segunda-feira

Terça 27/08/24 - 0h35m

Corpo de Bombeiros, às 10h47m, de segunda-feira:

incêndio em área rural não protegida, fazenda santa luzia, povoado mucambo - ocorrência sendo atendida pelo pelotão de Bocaiuva / incêndio em propriedade rural, varzelandia - ocorrência sendo atendida pelo pelotão de januaria / incendio em lote vago proximo a residencias, bairro jardim primavera "debelado" / GU BM da sede do 7ºBBM esteve no local / incêndio as margens da rodovia, proximo a entrada do bairro são geraldo dois, GU BM da sede do 7º BBM deslocando para o local




Às 18h12m:

O Posto Avançado de Bombeiros de Bocaiuva retornaram na manhã desta segunda-feira (26/08/2024), aos trabalhos de combate ao incêndio em vegetação nas proximidades da Fazenda Santa Luzia, Povoado de Mucambo, proximo a Serra do Espinhaço, região distante a 65 Km de Bocaiuva.

No local, o incêndio se alastrava por um terreno de difícil acesso, numa grande faixa de vegetação de mata seca e entre muitas pedras. Após estudo de situação e com apoio de um morador, os focos foram extintos com a utilização de abafadores, bombas costais e um soprador.

Após os trabalhos de extinção dos focos, foi realizado o monitoramento de uma grande área do local, para constatar que não haveria a reignição das chamas.




00h50m, de terça-feira:

No dia 26 de agosto de 2024 (segunda-feira), por volta das 14h, militares do 9º Pelotão foram acionados para atender a um incêndio em área rural não protegida (Morro das Antenas), nas margens da rodovia MGC 342, próximo ao perímetro urbano de Salinas/MG.

Ao chegarem no local, os militares encontraram um incêndio de grandes proporções que havia se iniciado em um aterro sanitário da Prefeitura Municipal e se espalhado para uma área rural vizinha não protegida.

Após uma avaliação da situação, os militares iniciaram as ações de combate utilizando equipamentos de combate a incêndios florestais, como kit pick-up, abafadores, sopradores e mochilas costais nos focos que propagaram para vegetação próxima do aterro sanitário. Esses esforços resultaram na extinção de vários focos de incêndio. As operações se estenderam até o período noturno.

A área queimada foi medida com emprego de Aeronave Remotamente Pilotada (RPA), sendo atingida 11,7 hectares de vegetação rasteira de cerrado.

Foram utilizados cerca de 30.000 litros de água no combate às chamas a área do aterro sanitário, além do suporte de maquinário da prefeitura para o trabalho de rescaldo.

Devido à magnitude do incêndio, brigadistas da Prefeitura Municipal de Salinas foram mobilizados, assim como carros-pipa, que auxiliaram no combate as chamas no aterro. Funcionários do aterro permaneceram no local para monitorar a possível reignição de novos focos de incêndio.

As
guarnições mantem o constante monitoramento da área atingida pelos incêndios.


***


✅ Clique para seguir o canal da 98FM/montesclaros.com no WhatsApp👇🏻
Acesse aqui

Importante: ao abrir o canal no WhatsApp pela primeira vez, CLIQUE em SEGUIR para receber todas as notícias seguintes

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais