Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 26 - quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Quarteirões na área central de M. Claros devem seguir fechados até a noite, ou por mais tempo. Caminhão-tanque continua expelindo gás de cozinha e cheiro é forte pelas imediações. (Veja vídeo no @montesclaroscom, o Instagram da 98FM, no facebook Montesclaroscom Radiomoc e no whatsapp montesclaros.com)

Terça 16/07/24 - 13h12



Quarteirões no entorno do viaduto da Rua Juca Prates, área central de M. Claros, devem ficar interditados até que, provavelmente na noite de hoje, o gás que escapa de um caminhão-tanque seja transferido para outro veículo.

O caminhão-tanque, com 14 mil quilos de gás de cozinha, ficou entalado ao tentar passar pelo viaduto e sofreu danos.

A altura máxima de circulação de veículos ali é de até 3 metros.



Às 7h da manhã, guiado por GPS, o caminhão bateu contra a estrutura superior do viaduto e o gás de cozinha começou a vazar, situação que deve perdurar até o transbordo total da carga, esperado para a noite de hoje.


Os bombeiros, desde então e permanentemente, lançam neblina, vaporizam o local, para reduzir os riscos, inclusive de explosão.

Escolas infantis próximas dispensaram seus alunos e toda a área segue fechada.


É forte o cheiro de gás pelos quarteirões vizinhos.
.

O acidente é potencialmente grave, muito grave.

***

Jornal Estado de Minas, de BH:

Acidente com caminhão fecha linha férrea em Montes Claros

Por causa do vazamento de gás do veículo e também risco de explosão, a circulação de pessoas foi proibida no local
Ivan Drummond

Um acidente, com um caminhão de gás (GLP), debaixo de um viaduto no Centro de Montes Claros, Região Norte de Minas Gerais, provocou a interrupção da linha férrea.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu nas primeira horas da manhã desta terça-feira (16/7), quando o caminhão bateu em um dos pilares do viaduto. Houve vazamento de gás.

Em função do acidente, o trá fego de trens e a circulação de pedestres e de carros tivedram de ser interrompidos, uma vez que havia risco de explosão.


O transbordo da carga está sendo feito nesse momento e somente depois da retirada do veículo o trânsito será liberado.

***

Jornal O Tempo, de BH:

Caminhão-tanque bate em viaduto e local é isolado em Minas

O local foi isolado por risco de explosão

Um caminhão-tanque carregado com gás GLP bateu em um viaduto, no Centro da cidade de Montes Claros, no Norte de Minas, na manhã desta terça-feira (16 de julho). O local foi isolado por risco de explosão.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu na rua Juca Prates, onde o veículo colidiu com o viaduto e ficou preso no local. Houve vazamento de gás após a batida.

Devido ao risco de explosão, o local foi isolado e equipes dos bombeiros fazem o monitoramento até o completo transbordo do produto. O trânsito de trens na linha férrea aci ma do viaduto também foi interrompido.

Apesar do susto, não houve registro de vítimas.

***

Divulgação do Corpo de Bombeiros, às 16h39m:

Na manhã desta terça-feira (16), por volta das 07h10 o 7º Batalhão de Bombeiros Militar ( 7º BBM) foi acionado na rua Juca Prates, entre as ruas Tiradentes e General Carneiro no centro de Montes Claros, para atendimento de ocorrência de vazamento de Gás Liquefeito Petróleo (GLP), em virtude de um caminhão tanque da empresa Ultragaz que tentou passar debaixo do viaduto. Devido a altura do caminhão, o tanque do veículo acabou atingindo a estrutura do viaduto onde passa uma ferrovia.

O acidente provocou o rompimento da válvula de segurança na parte superior do tanque e o vazamento e extravasamento do gás para o ambiente. Na chegada dos bombeiros, o motorista e o operador do caminhão já estavam fora do veículo e não sofreram ferimentos. O motorista informou que saiu de Ibirité (MG) para fazer a entrega do gás em Riacho dos Machados e teria pernoitado em Montes Claros. Ao seguir orientação do GPS, acabou sendo direcionado para o viaduto, não tendo observado a sinalização.

Foi necessário por parte dos bombeiros o isolamento da área e evacuação das pessoas em um raio de 100 metros por medidas de segurança, inclusive uma escola de educação infantil.
Devido ao risco de explosão e o forte cheiro de gás, os militares precisaram estar equipados com equipamento autônomo de proteção respiratória para entrar na zona quente a fim de aplicação de jato de água neblinado para dispersão dos gases emanados. Até o momento foram utilizados 31 mil litros de água para reduzir o risco de explosão.

Outros órgãos foram acionados para apoio nas suas áreas de atuação específicas. A polícia Militar, Defesa Civil Estadual, Guarda Municipal e MCTrans no isolamento da zona quente e segurança do local. A CEMIG efetuou o desligamento dos transformadores próximos e a VLI interrompeu as atividades na linha férrea sobre o viaduto. A empresa AMBIPAR está auxiliando na execução dos trabalhos

A Ultragás acionou a empresa de emergência responsável pelo transbordo da carga, que está em deslocamento para Montes Claros, com previsão de chegada até o final do dia. Responsáveis técnicos da empresa também estão a caminho para acompanhar os trabalhos.

Está prevista a vinda de uma equipe especializada de Bombeiros do Batalhão de Emergências Ambientais e Desastre (BEMAD), sediado em Belo Horizonte, para tentar realizar a contenção do vazamento. A equipe virá no avião do Corpo de Bombeiros saindo do aeroporto da Pampulha.

O local só será liberado quando todos os procedimentos de segurança forem cumpridos, por enquanto sem previsão de horário, após a contenção do produto, transbordo da carga e remoção do veículo.


Até o momento foram empenhadas 06 viaturas e 10 bombeiros que permanecem no local.

Maiores informações serão repassadas posteriormente no grupo da imprensa.


***

✅ Clique para seguir o canal da 98FM/montesclaros.com no WhatsApp👇🏻
Acesse aqui

Importante: ao abrir o canal no WhatsApp pela primeira vez, CLIQUE em SEGUIR para receber todas as notícias seguintes

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais