Após 26 meses de bandeira verde, conta de luz vai subir com bandeira amarela no mês de julho e custo extra de 1 real e 88 centavos a mais a cada 100KV/h consumidos
Sexta 28/06/24 - 18h33A decisão foi atribuídas às condições desfavoráveis para a geração de energia no país, com previsão de escassez de chuvas e temperaturas mais altas no inverno.
A mudança é a primeira desde abril de 2022, após 26 meses com bandeira verde.
A Aneel explicou que a bandeira amarela foi ativada devido à previsão de chuvas abaixo da média até o final do ano, cerca de 50% abaixo do normal, e à expectativa de aumento na carga e no consumo de energia.
Com a escassez de chuvas e temperaturas acima da média histórica, as termelétricas, que geram energia a um custo mais alto do que as hidrelétricas, terão que operar mais frequentemente.
O sistema de bandeiras tarifárias da Aneel, implementado em 2015, visa informar os consumidores sobre os custos da geração de energia no Brasil, refletindo a variabilidade da produção de energia, a disponibilidade de recursos hídricos e o acionamento de fontes de geração mais caras, como as termelétricas.
***
✅ Clique para seguir o canal da 98FM/montesclaros.com no WhatsApp👇🏻
Acesse aqui